TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito

Por:   •  15/4/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

A modalização consiste na atitude do falante em relação ao conteúdo objetivo de sua fala. Um dos elementos Discursivo mais empregado na modalização consiste na conveniente seleção lexical. De fato, em muitos casos, uma. Mesma realidade pode ser apresentada por vocábulos positivos, neutros ou negativos, tal como ocorre em: sacrificar /. Matar / assassinar; compor / escrever / rabiscar; cidadão / réu / assassino. Dessa forma, uma leitura eficiente deve captar tanto as informações explícitas quanto as implícitas. Portanto, um bom. Leitor deve ser capaz de Ler as entrelinhas, pois, se não o fizer, deixará escapar significados importantes, ou pior ainda, Concordará com ideias ou pontos de vista que rejeitaria se os percebesse. Assim, para ser um bom produtor de texto. Jurídico, é necessário que o emissor esteja apto a utilizar os recursos disponíveis na língua a serviço da modalização. Não se trata de mentir ou manipular, o que constituiria verdadeiro problema de ética profissional e humana. Trata-se, Isso sim, de construir versões verossímeis sobre como se desenvolveu a lide.

Leia o texto a seguir.

Questão 1

A narrativa adiante expõe abstrata e genericamente os fatos relativos a uma ação indenizatória. Tendo em vista ser a narrativa de uma Petição inicial informações relevantes. Reescreva o texto, preenchendo as lacunas e modalizando fartamente o texto com.

O autor, em abril de 2003, adquiriu da ré veículo novo (descrição do bem) de sua própria fabricação. Ocorre que, quando da realização de uma viagem para a cidade vizinha, em (data), enquanto trafegava pela rodovia _____, o autor foi. Obrigado a frear o veículo para não bater em um caminhão que estava na sua frente (Boletim de Ocorrência incluso, doc. n.º2).

Todavia, o freio do veículo não funcionou e o autor bateu na traseira do referido caminhão. Em razão do acidente, o veículo do autor. Teve perda total, não podendo ser recuperado, conforme laudo acostado (doc. 3).Além disso, o autor ficou hospitalizado pelo prazo de 60 (sessenta) dias, como demonstra o atestado médico incluso (doc. 4), período em. que deixou de exercer suas atividades comerciais e perceber o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Não obstante o dano material anteriormente mencionado, o autor sofreu lesões corporais que resultaram em cicatrizes e a incapacidade temporária para o trabalho, como demonstra o laudo médico juntado (doc. 5).Por outro lado, dias após o acidente, a ré publicou em órgão de imprensa (jornal e DVD acostados – doc. 6 e 7), convocação para que. Todos os consumidores adquirentes dos veículos da mencionada marca comparecessem às concessionárias para substituição de Determinada peça do freio, uma vez que ocorreu um defeito na fabricação.

(Disponível em: <http://processoemdebate.files.wordpress.com/2010/09/modelo-de-petic3a7c3a3o-inicial.pdf>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com