TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia B

Trabalho Universitário: Psicologia B. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

Existem no nosso organismo diversos tipos de nervos, em que todos eles transportam informações através do sistema nervoso na forma de impulsos electroquímicos. São três os tipos de nervos: nervos sensoriais, nervos motores e nervos de conexão.

Os nervos motores ou eferentes, transportam mensagens do encéfalo e da espinal medula para outras partes do organismo, activam os músculos do corpo para que se produza a resposta a um estimulo.

Os nervos sensoriais ou aferentes, conduzem mensagens para a espinal medula e para o encéfalo, essas mensagens são captadas pelos receptores dos órgãos sensoriais.

Por último, os nervos de conexão transportam mensagens de um nervo para outro realizando maior parte do trabalho do sistema nervoso, estabelecendo a ligação entre a recepção sensorial e a resposta motora.

A sinapse é uma junção funcional em que ocorre a transmissão de informação entre doisneurónios ou entre um neurónio e uma outra célula (receptor sensorial, célula muscular, etc.). Éatravés da sinapse que as mensagens são transmitidas.

O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro, pelo cerebelo e pela espinal medula. Desempenhando várias funções, dando-nos a possibilidade, entre outras coisas, de nos mantermos acordados, de pensar, de reflectir e reagir ao ambiente.

Funções da espinal medula:

função condutora (transporta infromação somasensorial para o encéfalo e do encéfalo para os músculos)

função coordenadora (comunicação entre encéfalo e o organismo, coordenando as atividades reflexas)

Funções do encéfalo:

conjunto de estruturas especializadas que funcionam de forma integrada para assegurar o comportamento humano.

Hemisférios

Através de uma proeminente ranhura chamada fissura longitudinal, o cérebro é dividido em duas metades chamadas hemisférios. Na base desta fissura encontra-se um espesso feixe de fibras nervosas, chamadocorpo caloso, o qual fornece um elo de comunicação entre os hemisférios. O hemisfério esquerdo controla a metade direita do corpo e vice-versa, em razão de um cruzamento de fibras nervosas no bulbo.

Ainda que os hemisférios direito e esquerdo pareçam ser uma imagem em espelho um do outro, existe uma importante distinção funcional entre eles. Na maioria das pessoas, por exemplo, as áreas que controlam a fala estão localizadas no hemisfério esquerdo, enquanto áreas que governam percepções espaciais residem no hemisfério direito.

O cérebro é dividido em hemisférios esquerdo e direito, sendo o primeiro dominante em 98% dos humanos, já que é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Isso porque nele estão duas áreas especializadas, a Área de Broca, córtex responsável pela motricidade da fala; e a Área de Wernick, córtex responsável pela compreensão verbal. Já o hemisfério direito é quem cuida do pensamento simbólico e da criatividade. Nos canhotos estas funções destinadas aos hemisférios estão trocadas.

Córtex cerebral

A palavra córtex vem do latim para "casca". Isto porque o córtex é a camada mais externa do cérebro. As suas funções são o pensamento, os movimentos voluntários, a linguagem e a percepção. Este pode ser dividido em duas partes funcionais, as áreas primárias ou de projecção e as áreas secundárias ou de associação.

As áreas primárias recebem e produzem informação sensorial.

As áreas secundárias coordenam os dados sensoriais e as funções motoras , interpretando a informação recebida pelas áreas primárias.

Lobos

Lobo temporal - cuja zona superior recebe e processa informação auditiva. As áreas associativas deste lobo estão envolvidas no reconhecimento, identificação e nomeação dos objectos.

Lesões: Na área auditiva primária, provoca surdez cortical (incapacidade de ouvir); Na área secundária provoca agnosia auditiva (incapacidade de atribuír significado aos sons; E caso de lesão na Área de Wernicke, resulta a surdez verbal (incapacidade de interpretar o significado das palavras que ouvem)

Lobo frontal - é o córtex motor primário, associado ao movimento de mãos e da face. As funções associativas deste lobo estão relacionadas com o planeamento.

Lesões: Na área motora primária, pode provocar paralisia cortical (incapacidade de produçãode movimentos). Na área secundária, a lesão leva à apraxia (incapacidade de coordenar movimentos). Na Área de Broca, área motora da linguagem,uma lesão nesta zona provoca afasia da Broca (incapacidade de formar palavras) e agrafia (incapacidade de escrever).

Lobo parietal - é o córtex somato-sensorial primário, recebe informação através do tálamo sobre o toque e a pressão. A nível associativo este lobo é responsável pela reacção a estímulos complexos.

Lesões: Na área somatossensorial primária, a lesão provoca anestesia cortical (incapacidade de receber sensações tácteis e térmicas). Na área somatossensorial secundária, causa agonias somatossensoriais (incapacidade de reconhecer objetos pelo tato e de localizar sensações térmicas).

Lobo occipital - recebe e processa informação visual. As suas áreas associativas estão relacionadas com a interpretação do mundo visual e do transporte da experiência visual para a fala.

Lesões: Na área visual primária provoca cegueira cortical (perda de visão). Na área visual secundária provoca a agnosia visual (incapacidade de reconhecer e identificar o que se vê) e cegueira verbal ou alexia (incapacidade de ler).

Função vicariante ou de suplência

Apesar de estar dividido em zonas com funções específicas, o cérebro trabalha como um todo, ou seja, como uma rede funcional. Assim, todos os fenómenos de aprendizagem, linguagem, memória, etc, são dependentes do funcionamento integrado de várias áreas corticais. Por exemplo, se, por acidente, houver perda de uma função cerebral, acontece muitas vezes que uma área vizinha se responsabiliza pela função da área lesionada. É a função vicariante ou de suplência. É o que acontece quando, devido a um acidente cerebral, trombose, coma, etc, as pessoas perdem a fala e depois recuperam-na. Esta capacidade deve-se à plasticidade do cérebro, isto é, à redundância das funções cerebrais.

Assim, o cérebro funciona de uma forma sistémica porque é constituído por um conjunto de elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com