TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia, Ciência e Profissão

Por:   •  23/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

O autor começa explicando que todo comportamento pode retroagir sobre o organismo. Um dos primeiros estudos sobre as consequências do comportamento foi por E.L Thordike em 1898.

Thordike começou a fazer testes em animais para explorar o sentido do comportamento, mas não observou nenhum processo de raciocínio, só chegou à conclusão, que o comportamento foi se estabelecendo e chamou isso de “Lei de efeito”.

Para entender “Lei de efeito”, precisa entender a “probabilidade de respostas” nisso descrevendo o comportamento das “pessoas” e deduzindo elas através desse meio.

Dando continuidade no estudo, Thordike explica que qualquer condição que estimule comportamentos que concorram com o comportamento em estudo, deve ser eliminado, com isso toda fixação precisa ter uma consequência, o estudo permanece de induzir maneiras do animal pegar um alimento tendo algumas reações repetidamente.

Mas os argumentos de Thordike acabaram sendo supérfluos pois qualquer movimento do animal pode se referir como uma resposta. O autor também explica um pouco sobre o que é condicionamento operante que basicamente refere-se ao procedimento através do qual é modulada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas.

O organismo precisa ser estimulado pelas consequências do comportamento, para mexer qualquer parte do corpo, é preciso saber que elas se movem, para que as respostas produzam movimento.

A extinção operante ocorre quando não é mais reforçado á aquele tipo de comportamento, é a suspenção do reforço. Mas, a extinção não é o mesmo que esquecimento, no esquecimento o efeito do condicionamento perde-se na passagem do tempo e a extinção requer que a resposta seja emitida sem ser reforçada. Alguns casos de extinção, requer tratamento.

Estímulo reforçado é aqueles que reforça, ao observar o comportamento de acordo com a apresentação retirada do estímulo, nem sempre a conexão reforçada é óbvia para o indivíduo reforçado.

Reforçadores condicionados é um estímulo que pode ser igualado com outro no condicionamento respondente. Um reforço condicionado torna-se generalizado quando for emparelhado com mais de um reforçador primário.

Considerações:

  • O comportamento operante, modela o comportamento
  • Estar em constantemente alerta para os reforços que prevalecem e que mantêm o comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com