TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Clínica

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Clínica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 6

Psicologia clínica

Salvador

Abril de 2014

Trabalho apresentado em nome das exigências da disciplina psicologia, ciência e profissão do curso de psicologia.

Professor Mino Rios

Salvador

Abril de 2014

Dentre as ciências da idade moderna a psicologia é talvez uma das que mais vem ganhando notoriedade por seu objetivo em compreender os comportamentos, ideias, pensamentos e também por sua origem provir da filosofia.

Até o século XIX a principal abordagem era a filosofia, havendo somente separação total entre filosofia e psicologia em meados de 1970. Essa separação inicialmente se deu no século XIX a partir da utilização de métodos comprobatórios trazidos da física e biologia mais conhecidos como método científico. A princípio sendo utilizada principalmente a observação entre estímulo e ambiente que veremos logo a seguir juntamente com a aplicação de experimentos que tivessem visível identificação visual.

Observar sobre o conceito real de psicologia às vezes é o mesmo que olhar para o interior da humanidade, porque estar humano não necessariamente ser humano. O consenso sobre o objeto de estudo da psicologia clínica pode ser refletido na sua forma etimológica (psike = alma, logos = estudo e Klinê = leito) sendo assim o estudo da mente, alma ou até mesmo como William McDougall definia “a ciência do comportamento” relacionada diretamente ao paciente que pode estar muitas vezes com uma demanda de sofrimento psicológico.

Depois de um longo processo de invenção e reinvenção da psicologia clínica temos um quadro atual de três abordagens, a clínica, a hospitalar e de saúde. A psicologia hospitalar ganha força quando há uma percepção de como o ambiente hospitalar tanto no sentido do ambiente quanto na doença do paciente causa respostas no indivíduo sejam positivas ou negativas, esta abordagem se tornou possível com o aumento de quadros depressivos e psicóticos principalmente entre aqueles que fazem algum determinado tratamento intensivo. A segunda abordagem é a clinica da saúde que como o nome já fala consiste em conhecimentos e técnicas psicológicas a saúde e aos seus cuidados sendo focado em experiências, comportamentos e interações trabalhando com fortalecimento da saúde e redução de adoecimentos confrontando sempre o fator psicológico com o físico e a clinica seria o auxílio ao indivíduo justamente para entender as suas questões internas de forma ampla e geral.

Esses termos são muito simples se formos comparar com a realidade de uma forma geral. Alguns psicólogos atuais costumam dizer que não faz sentido essa separação de conceitos e dizem que todos estes são um só, pois existe um objetivo único na psicologia que seria a foram comportamental e mental que será a mesma, já outros costumam falar que cada uma das abordagens irá depender do ambiente que ela está ocorrendo.

O psicólogo clínico em sua função.

Para entender como o profissional de psicologia clínica irá atuar em seu ambiente de trabalho é necessário conhecer as principais escolas de pensamento da psicologia. Elas irão servir como uma espécie de “guia” para entender cada aspecto do que conhecemos hoje sobre comportamento humano e não só serão de ajuda aos psicólogos clínicos como aos demais.

Um dos primeiros teóricos que será de grande importância para o que conhecemos hoje é Wundt fundador da escola experimental. Seu objeto principal de estudo era a consciência. Ao contrario de empiristas e associacionistas wundt enfatiza o processo de organizar e sintetizar atividades.

Estruturalismo veio através de Titchener. De acordo com a história ele dizia-se fiel seguidor de Wundt, costumava traduzir seus artigos do alemão para o inglês e publica-los. Anos depois foi descoberto que Titchner alterava os textos produzidos por Wundt para que ficasse parecido com suas ideologias, seu objeto de estudo era a soma de nossas experiências conscientes, sendo, a consciência a soma das experiências e a mente como a soma das nossas experiências acumuladas.

O comportamentalismo deve tratar de atos passíveis de descrição objetiva, estuda o estimulo e a resposta que ele produz no ambiente. Watson costumava dizer que o comportamentalismo se ocupava do comportamento geral de um organismo total e o condicionamento se tornou o mais importante método de estudo desses psicólogos.

O movimento de Gestalt começou durante uma viagem de Wertheimer quando decidiu estudar a percepção do movimento quando não há um movimento real. Os princípios gestaltistas foram à contraposição direta com as ideias de wundt e o estruturalismo. A gestalt buscava entender o todo (percepção, emoção e comportamento) através das partes.

O objeto de estudo mais importante da psicanálise é o inconsciente buscando decifrar a organização da mente. Ideias ou impulsos desagradáveis para Freud era expulsos da consciência e mantidos fora por ela. Para ir atrás desta busca pelo inconsciente pesquisou e criou as teorias psicossociais que falam sobre a importância da infância na formação de um indivíduo e como ele enquanto criança será afetada por suas zonas erógenas. Por exemplo, na fase oral que vai do nascimento até os dois anos de idade a criança sente prazer em morder, sulgar e engolir, uma satisfação inadequada nesse estágio pode ocasionar reflexões no futuro deste indivíduo.

Ética

Ser um psicólogo clínico é sempre um desafio, trabalhar com o humano e se preocupar com suas questões internas, envolve um cuidado e sensibilidade muito especial. Por mais que as instituições de ensino estejam prontas para ensinar tudo que se deve saber não conseguimos abranger todo o conhecimento. Ao cuidar de alguém se devem conhecer os princípios éticos de sua profissão. São princípios éticos da profissão de psicólogo perante um consultório:

• Respeito pela dignidade e direito das pessoas (Devemos jamais invadir o direito, principalmente o de decisão. Ele deve tomar esta decisão sozinha, um bom exemplo disso é quando um musicoterapauta utiliza seu instrumento musical para provocar uma reação no indivíduo, ele pode induzir a pessoa a seguir tal “batida”, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com