TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Clínica

Monografias: Psicologia Clínica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Ler o seguinte texto:

• MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; NEVES, Edwiges de Oliveira. O surgimento da clínica psicológica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde. Psicologia, ciência e profissão. Brasília, v. 27, n. 4, dez. 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v27n4/v27n4a04.pdf> . Compartilhado em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwPM8SjSJRhTMS1NMkZJSlI3SVU/edit >.. Acesso em: 20 dez. 2014.

1.1 Responder às perguntas:

1.2 A) Como se deu o surgimento da clínica psicológica?

1.3 B) O que significa promoção de saúde em psicologia clínica?

A) Antes de falar da Psicologia Clínica é necessário traçar um breve histórico do surgimento da Clínica médica, pois a clínica psicológica surge como uma herdeira desse modelo.

Hipócrates introduziu uma transformação na medicina, que antes era vista como algo mágico mais do que racional, inaugurando a observação clínica e a criação da anamnese, sendo a primeira etapa do exame médico (hoje também utilizada na clínica psicológica). A Pérsia e os países árabes também trouxeram grande influencia para a Medicina clínica.

De acordo com artigo de Moreira, Romagnoli e Neves (2007), surgimento da Clínica Psicológica iniciou-se baseada no modelo de clínica médica (curativa) por volta do século XIX, através de psiquiatras e neurologistas, onde Freud é conhecido como o pai da psicanálise, que utilizava a hipnose como método de cura para seus pacientes, introduzindo a questão do segredo como força motriz do processo terapêutico e enquadrando-se em moldes individualistas.

B) Apesar da Psicologia clínica, nos remeter a um modelo que exerce a prática individual de consultório, traz também uma questão social como parte integrante desse contexto, onde implica nos processos de promoção a saúde.

O significado da promoção a saúde na clínica psicológica está atrelado ao campo social, sendo um trabalho de intervenção psicológica, que associe o sujeito psicológico ao sujeito político, transformando-o em um sujeito histórico, no sentido de se envolver com a sua história, com a comunidade e com a humanidade.

2 - Ler o seguinte texto:

• GASTAUD, Marina Bento. A entrevista clínica psicanalítica. Barbarói. Santa Cruz do Sul, n.29, jul./dez. 2008. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/494/618> Compartilhado em:<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwPM8SjSJRhTdWdMWDV0ZVlkV

FU/edit >. Acesso em: 20 dez. 2014.

2.1 Responder às questões:

2.2 A) Faça uma revisão das teorias psicanalíticas clássicas sobre a entrevista clínica psicanalítica. (OBS: Não copie, tente entender e escrever com suas palavras).

2.3 B) Sintetize os principais manejos técnicos sugeridos pelos autores no campo da psicanálise.

A) Para começarmos falar sobre as teorias psicanalíticas clássicas faz se necessário entender o seu significado. Na entrevista clínica o psicólogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com