TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Contrutivista

Ensaios: Psicologia Contrutivista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  3.852 Palavras (16 Páginas)  •  4.023 Visualizações

Página 1 de 16

Leia o relato de Piaget e assinale abaixo de acordo com o solicitado:

Obs. 149 – “Aos 0; 9 (3), Jacqueline já descobriu, por acaso,a possibilidade de trazer a si um brinquedo puxando a manta em que ele se encontra. Ela está sentada, com efeito, sobre essa manta e estende a mão para agarrar seu pato de celulóide. Após alguns fracassos, ela apodera-se bruscamente, num instante muito rápido, da manta, o que faz oscilar o pato; vendo isso, ela agarra imediatamente a manta, de novo, e puxa até poder alcançar diretamente o objetivo. – Duas interpretações são passíveis. Ou ela percebe o pato e a manta como um todo solitário (como um só objeto ou como um complexo de objetos interligados), ou então ela apazigua simplesmente a sua necessidade de agarrar o pato agarrando qualquer outra coisa e descobre assim, por acaso, o possível papel da manta.” (Piaget, 1975; p.268)

Na observação acima descrita por Piaget podemos identificar:

C

Conduta do Suporte como coordenação de esquemas.

Leia a situação abaixo e responda as questões:

“Uma menina está brincando de casinha. Uma caixa de sapatos emborcada faz às vezes de fogão. Cozinha em cima da caixa, usando suas panelas: um cinzeiro, uma pequena vasilha e uma tampa de garrafa. Num dado momento, muda a posição da caixa, põe dentro dela sua boneca e canta para que a boneca durma.”

De acordo com a teoria do desenvolvimento de Jean Piaget, como podemos analisar a brincadeira realizada por essa menina?

B

A menina encontra-se no estádio de desenvolvimento cognitivo chamado por Piaget de pré-operatório.

Leia atentamente:

“Ana, Miguel, João e Cecília brincam e tagarelam dentro de um tanque de areia. Ana diz: ‘Ganhei uma bola de aniversário’. Miguel comenta: ‘Hoje eu vou ao Zoológico com meu pai. Mas depois tenho que dormir’. João espera que Miguel termine de falar e então reclama em voz alta: ‘Eu comi macarrão no almoço! Detesto macarrão!’. Cecília, empurrando para um canto do tanque uma grande quantidade de areia com os pés, afirma satisfeita: ‘Ficou igualzinha à montanha do urso’.”

A respeito desta situação, afirma-se:

I. De acordo com Piaget, trata-se de uma linguagem egocêntrica.

II. De acordo com Piaget, as crianças não tem, nesta fala, intenção de comunicação.

III. De acordo com Piaget, trata-se de um monólogo coletivo.

Responda: É verdadeiro o que se afirma em:

E

I, II e III.

Uma mãe preocupada com o desenvolvimento de seu filho o(a) procura para esclarecer algumas dúvidas. A criança tem 6 meses de idade e apresenta alguns comportamentos que chamam a atenção da mãe: o bebê desinteressa-se imediatamente por um chocalho que gosta muito quando a mãe o esconde embaixo da coberta; o lactente, com frequência, joga objetos do berço para o chão provocando muito barulho e alguns estragos.

De que modo você explicaria à mãe as razões do primeiro comportamento e a maneira como isto evolui até o final do período sensório-motor:

A

(A) Nos primeiros meses de vida, o bebê não percebe objetos propriamente ditos, nem a sua existência no espaço. Só por volta do final do primeiro ano é que irá situá-los no espaço.

Neste semestre, você inicia um estágio de observação em uma escola que trabalha com educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Durante uma atividade no berçário, você constata que uma criança de 15 meses olha para uma bolsa feminina, deixada numa das salas da instituição e exclama: “Mama”. Você lembra os estudos realizados por Piaget e se recorda das características do estádio sensório-motor.

Sobre este estágio está correto afirmar que:

A

a exclamação da criança ilustra o início da aquisição da noção de permanência do objeto, sendo que isto possibilita à criança a idéia de um mundo estável, onde a existência de objetos independe de sua percepção imediata.

O conceito de Adaptação na teoria de Piaget consiste:

C

C) Processos de assimilação e de acomodação que são complementares e encontram-se presentes durante toda a vida do indivíduo.

Uma criança que brinca com bolas e que já formou um esquema de brincar com bolas. Ao receber uma nova bola, ela vai manipular da mesma forma como fez anteriormente com objetos semelhantes (a).......................); mas, supondo que a nova bola seja maior ou menor da já conhecida e manuseada, será necessário um processo de (b)..........................).

Os conceitos que se encaixam nos espaços acima são:

C

c) assimilação e acomodação

Alguns conceitos são fundamentais para a compreensão da teoria piagetiana, bem como a relação entre eles e seu papel no desenvolvimento do indivíduo.

Aponte a alternativa que estabelece a relação correta entre os conceitos de necessidade, equilibração, adaptação, assimilação e acomodação.

D

( D) O aparecimento de uma necessidade impulsionaria o indivíduo a buscar uma nova forma de adaptação ao meio através dos processos de assimilação e acomodação numa busca incessante por um equilíbrio superior.

Uma das questões mais debatidas quando se analisa o construtivismo interacionista diz respeito a relação entre hereditariedade e inteligência.

Aponte a afirmação que expressa com mais exatidão esta relação para os construtivistas:

A

(A) O indivíduo herda uma série de estruturas biológicas que predispõem ao surgimento de certas estruturas mentais. Então, o que herdamos não é a inteligência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com