TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Criança De 3-6 Anos

Trabalho Escolar: Psicologia Criança De 3-6 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório psicologia do desenvolvimento (ciclo vital)

A Criança de 0 a 6 anos

Desenvolvimento, cognição, relação afetiva, desenvolvimento motor, confiança, apego etc.

Criança observada: (CRIANÇA – IDADE)

CRIANÇA é uma criança de IDADE anos, vive com sua família, tem 3 irmãos. Quando nasceu, já tinha um irmão pequeno e logo depois veio outra, por esse motivo parece ser uma criança carente e por mais que a família seja grande, uma criança sozinha.

Em seu desenvolvimento Físico e motor: já corre, sobe escadas, já sabe se vestir, e comer sozinho. Não tem muitas habilidades em certos movimentos, não consegue abrir uma garrafa sozinho, entre outras coisas. Não precisa mais usar fraldas, pois já consegue controlar bem a bexiga de dia e também durante a noite.

No desenvolvimento de fala e linguagem, já conhece todas as palavras, porém demonstra ter um pouco de dificuldade em algumas pronuncias, não sabe falar todas as palavras corretamente e quando fala não usa a letra R.

Já consegue distinguir o certo do errado, já percebe quando esta fazendo algo que não deve. E como não tem força para "bater", se defende usando palavras que ouve de outras pessoas e acaba por aprender, mesmo sem saber o significado.

Diante de seu emocional, é uma criança bem apegada aos pais, mas quando deixado com outras pessoas não demonstra irritabilidade, porém se torna uma criança bem tímida e silenciosa. E só é capaz de ficar longe da mãe, durante um curto período de tempo, depois já começa a ficar inquieto e perguntar por ela. Durante a noite acorda todo o dia perturbado e chorando e só se acalma quando acolhido pela mãe. Manifesta alguns medos de animais e de escuro, e medo de estar sozinho também.

Está começando a imitar as pessoas com quem tem mais convivência, tenta reproduzir todos os comportamentos de seus pais e seus irmãos mais velhos.

Nas brincadeiras com os amiguinhos, não reclama de emprestar seus brinquedos e objetos, e muitas vezes não liga de brincar sozinho. Utiliza bastante a imaginação em suas brincadeiras, como jogos de faz-de-conta, personagens como Batman. Brinquedos de montar e desmontar, quebra-cabeças, bola e carrinhos são seus brinquedos favoritos. Seus desenhos já ganharam forma, sabe desenhar bonecos, desenha a mamãe, o papai e seus irmãos. Também consegue colorir os seus desenhos, conhece os números até 10 e mesmo com apenas 3 anos consegue escrever seu nome. Sabe inclusive dizer qual o seu sexo.

Conclusões finais

Percebe-se que A CRIANÇA OBSERVADA é uma criança bem estimulada no crescimento. Esta se desenvolvendo corretamente conforme as crianças da mesma idade. Já é capaz de fazer muitas coisas sozinho e não sente mais a necessidade de ser mimado e de colo o tempo todo. Na relação afetiva com a mãe por mais que não goste de estar longe, demonstra um apego bem seguro. Manifesta suas emoções através do choro, mas já consegue falar quando deseja algo. Utiliza sempre a imaginação e gosta de imitar personagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com