TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Aprendisagem

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Da Aprendisagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Abordaremos a Psicologia da Aprendizagem que centraliza o aluno como o sujeito a ser analisado e o professor como o facilitador do conhecimento.

Através da priorização do diálogo, trabalho constante com jogos educativos e atenção para os estágios de desenvolvimento da criança, é imediato a resposta da Psicologia, revelando o eu de cada aluno e assim a causa de certos comportamentos dentro de sala de aula.

A Importância da Psicologia no Processo Ensino-Aprendizagem

A Psicologia é inserida na Pedagogia para compreender a evolução do ser humano e seus comportamentos apresentados por funções psicológicas da memória.

O Psicopedagogo deve trabalhar em conjunto com o Professor, a fim de compreender certas dificuldades que a criança apresenta em aprender, devido a sentimentos ligados a situação de desprezo, rejeição, abandono e solidão.

O Educador, por sua vez, mostrar motivação e dinamismo para todos os alunos, sem julgar quaisquer deles, para que os mesmos descubram seu potencial, e assim evoluir de acordo com sua capacidade.

É fundamental a participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos, auxiliando em casa nas tarefas e em conexão com a escola, mostrando sua preocupação e cuidado para que não sintam que estão sozinhos e sim que possuem pais que se importam com eles.

Ausubel desenvolveu a aprendizagem significativa, na qual uma nova informação interage com a estrutura de um conhecimento específico, ou seja, o aluno pode questionar e expor o seu ponto de vista, não se tornando apenas um depósito de conhecimentos. Existem ainda, outros teóricos que defenderam o aluno como centro da aprendizagem, tais como Claparède, Dewey, Montessori, Decroly, Freinet, Bruner e Piaget.

Na Educação, a Psicologia também colabora na elaboração do Planejamento Curricular Escolar, diferenciando as várias modalidades de ensino como Educação Infantil, Ensino Básico Fundamental, Ensino Médio, EJA, Educação Especial, Educação Inclusiva e outras.

Aliás, a contribuição da Psicologia para a educação se acentua mais na modalidade do Ensino Especial, trabalhando de forma organizada as deficiências dos alunos com profissionais especializados, uma vez que essa educação não promove a interação com alunos considerados normais.

Teorias e Contribuições para a Educação

Teorias Psicologia – Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Aprendizagem significativa Teoria tem como base ampliar e reconfigurar ideia já existente na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos, exemplificando: "Quanto maior o número de links feito, mais consolidado estará o conhecimento”, cujas palavras são da pesquisadora do ensino de Ciências e Biologia da fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro cujo nome é: Evelyse dos Santos Lemos. Absorvemos que ensinar sem levar em conta o que a criança já sabe, é um esforço vão, pois o novo conhecimento não tem onde se ancorar. E segundo Ausubel, para que a aprendizagem ocorra o conteúdo a ser ensinado deve ser potencializador, revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente. Afinal a teoria sobre o processo de aprendizagem deveria ser considerado por todos aqueles professores que almejam sucesso em suas ações.

Teoria Sociocultural Seu aspecto conceitual mais significativo é ressaltar que o conhecimento é construído nas interações dos sujeitos com o meio e com outros indivíduos, e são estas interações as principais promotoras da aprendizagem. O ser humano é um ser social, que constrói sua individualidade a partir das interações que estabelece com outros indivíduos. E como diz Vygotsky a inteligência tem origem social e a aprendizagem acontece através de socialização Essa teoria contribui muito com a educação, ressaltando que a criança tem que lidar com o lúdico, que elas precisam brincar para se desenvolver, não deixando a seriedade dos exercícios, cujas as junções irá se desenvolver. Trazendo um novo conceito para as escolas, onde proporciona uma forma de ensinar e aprender, que supera o paradigma tradicional de ensino(interagindo professor e aluno).

Verbal Significativa

Essa teoria explica como acontece a aquisição e a retenção do conhecimento gerado enquanto ensinamos verbalmente, cuja aprendizagem ocorre quando uma informação se conecta a um conceito relevante pré-existente na mente do aprendiz, ou seja, é possível aprender significativamente uma nova ideia ou conceito na medida em que outras ideias ou conceitos estão disponíveis nos campos mentais dos indivíduos.

Essa teoria verbal significativa veio para aprimorar o desenvolvimento do professor onde parte do pressuposto de que o aluno aprende a partir daquilo que já é existente no seu piscológico,fazendo assim uma somatória junto ao que o professor apresenta, contribuindo assim com o construtivismo.

Genética da Aprendizagem

O seu aspecto mais significativo é que o conhecimento é construído através da interação do sujeito com o meio, a partir de estruturas existentes, cuja a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação dele, sujeito com o objeto. Trouxe a educação um roteiro de idade, através de exercícios, onde a criança é a operadora de si mesma, dando um caminho para o educador através de estágios de aprendizagem.

Com o conhecimento em teorias da aprendizagem, vemos que o professor em muitas vezes executa um programa elaborado por outros, cujo saber (que é falado muito dentro dessas teorias) não é simples, e sim está em perpétua transformação e se dá através da troca de ideias (o saber dele para com o outro).

Para acontecer o aprendizado é necessário saberes e métodos para educar.Ensinar não é apenas treinar as habilidades do aluno, mas desenvolver o intelecto para transformar a comunidade em uma sociedade livre.A função da escola de produzir conhecimentos deve ser comprido a partir do processo constante de aperfeiçoamento dos professores através de debates da mediação e da intervenção crítica ,uma escola aberta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com