TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educaçao

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Psicologia da Educação.

O assunto do trabalho de psicologia tratou-se sobre as grandes teorias que fizeram história na área da psicologia que sem dúvida é de suma importância a contribuição dos ilustres estudiosos,psicólogos,pensadores que nos deixam um legado para a educação na qual temos a base para a sociedade.

A teoria do Behaviorismo que se refere ao comportamento,para os behavioristas ensinar é planejar contingências de reforçamento de modo a possibilitar que a aprendizagem ocorra de modo mais eficiente.

A psicologia da Gestalt não tentou integrar os fatos da motivação com os fatos da percepção e esta foi a grande contribuição de Frederick Perls e que deu origem a Gestal-terapia,os psicólogos que preconizavam a teoria de Gestalt,defendiam que a experiência e a percepção são mais importantes que as respostas específicas no processo de aprendizagem.

Psicanálise de Freud é uma teoria que explica o funcionamento humano da mente humana,para Freud a consciência do ser humano é descrita em três níveis: consciente, pré-consciente e o inconsciente e o aparelho psíquico é composta por três níveis estruturais que compõem a personalidade: id,ego e superego.Freud defende que as crianças devem receber uma educação sexual assim que demonstrar um interesse sobre tal assunto.

Construtivismo de Piaget,procura explicar o desenvolvimento cognitivo(inteligência,como um processo contínuo de adaptação do organismo ao meio,marcado por várias fases,cada uma delas apresenta um estágio de equilíbrio cada vez mais estável,entre o organismo e o meio,onde ocorre de determinados organismos de interação como assimilação e acomodação.

Jean Piaget teve grande influência na educação do Brasil,seus métodos mostra que se deve favorecer a autonomia da criança,se um dia todos os conceitos de Jean Piaget forem corretamente usados,a educação terá grande progresso ,aproximando-se do ensino ideal.

Desenvolvimento humano de Vygotsky ,essa teoria foi construída tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico. As concepções de Vygotsky sobre o processo de formação de conceitos remetem as relações entre pensamentos e linguagem,á questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos ao processo de internalizarão e o papel da escola na transmissão de conhecimento que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida cotidiana.

Teoria de Wallon constitui a base conceitual escolhida para referenciar este estudo ,porque ao trazer contribuições para a compreensão do desenvolvimento dos seres humanos ,oferece conceitos e princípios relevantes para o entendimento da totalidade da pessoa e do papel dos professores em sala de aula.

Cognitivismo de Jerome Bruner considerado o mais conhecido por ter dito que é possível ensinar qualquer assunto ,de uma maneira intelectualmente honesta a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento do que por qualquer outro aspecto de sua teoria,desde que se levasse em conta as diversas etapas do desenvolvimento intelectual.

Não obstante de nossa colaboração como futuros professores temos que aprender olhando para estes grandes ícones e referências para a sociedade,bem como utilizar sua técnicas para ensino e aprendizagem dos futuros alunos os quais temos que ser referência.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »