TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educaçao

Trabalho Universitário: Psicologia Da Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

PEDAGOGIA

TEMA

QUEM FOI LEV VYGOTSKY? QUAIS AS SUAS COTRIBUIÇÕES PARA A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO?

ANANINDEUA

06/09/2013

2º SEMESTRE

PROFESSORA: VÂNIA SILVA

INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará sobre a vida e as contribuições de Lev Semynovitch Vygotsky para a psicologia da educação. Veremos também suas pesquisas no campo da Psicologia que gerou a sua teoria histórico-cultural dos fenômenos psicológicos que enfatizava a importância da participação do aluno para o processo ensino aprendizagem. Vygotsky construiu sua teoria tomando o desenvolvimento como resultado de um processo sócio histórico, dando relevância ao papel da linguagem e da aprendizagem.

QUEM FOI LEV VYGOTSKY?

Lev Semynovitch Vygotsky teve uma vida muito breve, mas sua produção intelectual foi extremamente intensa e relevante. Escreveu 180 trabalhos, dos quais 135 foram publicados.

Nasceu em cinco de novembro de1896 em Orsha, uma pequena cidade perto de Mink capital da Bielo Rússia, na ex-União Soviética. Mudou-se para Gomel, onde passou sua infância e juventude e iniciou seus trabalhos intelectuais. Com a colaboração dos pais, aprendeu várias línguas, inclusive o alemão. Era judeu e desde muito cedo, reunia-se para estudar e discutir sobre a história dos judeus e problemas de filosofia.

Em 1911 é matriculado pela 1ª vez em uma instituição escolar. Em 1913, inicia seus estudos de Direito na Universidade de Moscou. Em 1916, escreve A trajetória de Hamlet, príncipe da Dinamarca, trabalho de conclusão do curso universitário.

Forma-se em Direito em 1917 e posteriormente conclui o curso de Medicina. Lecionou literatura e psicologia em uma Escola de Gomel entre 1917 e 1923. Entre 1919 e 1920 contraiu tuberculose e viveu com essa doença durante 14 anos. Em 1925 escreveu o livro "Psicologia da Arte" (publicado na Rússia em 1965) e começou a organizar o laboratório de Psicologia para crianças deficientes.

Neste mesmo ano após ter apresentado um trabalho sobre a consciência em um Congresso Científico em Leningrado (atual São Petersburgo) Vygotsky é convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. Neste Congresso, suas ideias despertam bastante interesse por parte de Kornilov, diretor do Instituto de Psicologia, que o convida a compor o quadro de pesquisadores, juntamente com Luria, Leontiev e outros estudiosos. Neste Congresso, inicia-se a breve trajetória de um dos grandes personagens da história da psicologia mundial.

Em 11 de junho de 1934, morreu de tuberculose aos 37 anos de idade, ano em que, na Rússia, foi publicado seu livro intitulado Pensamento e Linguagem. O livro foi publicado nos Estados Unidos somente em 1962. Esta demora se deveu ao fato que existia uma situação de isolamento na ex-União Soviética em relação aos centros científicos europeus e norte-americanos, em consequência de barreiras políticas, culturais e linguísticas.

Entre 1936 a 1956 suas obras foram suspensas pela censura violenta do regime stalinista. Em 1953, Stalin morreu e Kruchev subiu ao poder. Entre 1982-1984 foram publicadas as obras completas (composta de seis volumes) de Vygotsky na URSS.

No ano de 1984, foi publicada no Brasil a obra intitulada A Formação Social da Mente; em 1987 o livro Pensamento e linguagem e em 1988, o artigo Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar, na coletânea intitulada Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. A produção escrita de Vygotsky foi muito grande para uma vida tão curta e suas ideias não se limitaram a uma elaboração individual. Estas se multiplicaram na obra de seus colaboradores entre os mais conhecidos no Brasil: Lúria e Leontiev.

LEV SEMYNOVITH VYGOTISKY E A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Lev Semynovitch Vygotsky iniciou suas pesquisas no campo da Psicologia e criou sua teoria histórico-cultural dos fenômenos psicológicos. O psicólogo bielo-russo visava alcançar a origem do desenvolvimento dos processos psicológicos durante a história da espécie humana. Esta abordagem é denominada Abordagem Genética por embasar-se no estudo do modo de como ocorre o desenvolvimento do homem através da cultura, do ambiente no qual se encontra, e do seu convívio social.

Vygotsky foi o primeiro estudioso a ressaltar a importância do ambiente durante desenvolvimento da criança e durante a formação da mente humana. Considerava que as origens da vida consciente e do pensamento abstrato encontravam-se na interação do organismo com as condições da vida social e com as formas histórico-sociais de vida humana. Vygotsky propunha que se deve buscar analisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior do sujeito, partindo da interação do sujeito com a realidade. Sua metodologia sempre ligava teoria à prática e foi de suma importância para a Psicologia Cognitiva, haja vista que complementou a teoria das etapas do desenvolvimento intelectual, que até esse momento histórico tinham sido entendidas somente por Piaget.

O psicólogo bielorrusso enfatizou a importância da participação do aluno no processo de aprendizagem, já que a participação mostra a importância da inserção social do indivíduo em suas várias fases de crescimento. Para que ocorra a efetiva maturação da mente, Vygotsky apontava para a necessidade do contato estreito com a comunidade.

A problemática relação existente entre desenvolvimento e educação foi um tema abordado por Vygotsky, assim como também por outros autores. A solução encontrada pelo autor para a relação entre desenvolvimento e educação foi a de que o problema deve ser visto sob dois vieses, o geral e o particular: 1) o aprendizado vem com o sujeito desde o nascimento; 2) Deste modo, pode-se notar a relação intrínseca entre aprendizado e desenvolvimento.

Partindo da educação formal, o desenvolvimento ocorre em dois níveis, isto é, no nível do real e no nível do potencial. Respectivamente, o primeiro é o nível no qual a criança se encontra quando consegue resolver os problemas que lhe foram propostos sozinha. Neste nível fica evidente o amadurecimento consolidado. O segundo nível é o potencial, ou seja, a criança só alcança uma reposta com o auxílio de outros. Este é o conceito de Zona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com