TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Monografias: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  270 Visualizações

Segundo Pierre Lévy (1993), existem três componentes que coexistem e interagem continuamente, a oralidade, onde os parceiros da comunicação encontram-se nas mesmas circunstâncias. A escrita onde a distância entre os parceiros (leitor e escritor) pode ser muito grande no tempo e no espaço, exigindo certa universalidade e objetividade do emissor. E finalmente na terceira, temos a informática onde os atores da comunicação estão enredados, em troca de mensagens, interagindo continuamente.

Na primeira segundo Lévy, a memória está encarnada em pessoas vivas, ritos e lendas, na segunda a memória encontra-se parcialmente objetivada no texto escrito, possibilitando uma atitude crítica, e na terceira a memória encontra-se quase que completamente objetivada, mas em permanente transformação. Sendo assim, a inteligência ou a cognição são resultados de redes que interage um grande número de fatores humanos, biológicos e técnicos. Torna-se claro que a idéia trazida por Lévy convida-nos a rever a concepção de conhecimento.

Conhecimento e rede de significados:

As expressões que indicam a idéia de conhecimento como um bem que se adquire é a aquisição do conhecimento e apropriação do saber. Já há algum tempo, a idéia de conhecimento é construção. Porém, atualmente, a idéia de construção segundo alguns estudiosos tem dado lugar outra noção, que é a idéia de rede. A expressão correta, não é adquirir conhecimento ou ter conhecimento, mas conhecer, ou seja, ir além das informações, adquirir capacidade de elaborar projetos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com