TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Artigos Científicos: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 17

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor.

Introdução

O presente trabalho tem como tema os aspectos relevantes da teoria de Freud, Piaget, Wallon e Lev Vigotski que são os grandes pensadores da Psicologia que ajudaram e ainda ajudam na área pedagógica, tanto como professores, quanto pais e alunos.

Contamos brevemente seu histórico de vida e também demonstraremos suas contribuições na psicologia da educação, bem como entender as suas individualidades.

A educação ao longo dos séculos vem evoluindo com bases nos estudos e pesquisas de grandes filósofos Sigmund Freud desenvolveu a psicanálise, seus estudos eram voltados à mente humana e suas motivações. Lev Vigotski defendia a idéia do desenvolvimento potencial da criança, citou ferramentas que segundo ele, auxiliavam na aprendizagem. Jean Piaget os seus estudos eram voltados ao desenvolvimento das crianças, passou grande parte de sua vida observando-as e Henri Wallon afirmava que a criança não utilizava somente o cérebro no aprendizado, mas também suas emoções.

Segue abaixo um estudo mais detalhado de cada filósofo citado acima, um pouco da vida e teoria de cada um, e como é cada uma contribuiu para melhorar a maneira de se educar.

Os aspectos relevantes da teoria de Freud para a aplicação da psicologia na educação.

Sigmund Schlomo Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg (hoje Pribor), pequena cidade da Morávia que na época pertencia a Austrália e hoje esta anexada a Tchecoslováquia. Seus pais eram judeus e a sua família bem numerosa. Freud era o mais velho de oito filhos do segundo casamento de seu pai já contava ao nascer com dois irmãos. Desde cedo, os pais esperavam que se tornasse um grande homem o que fez Freud desenvolver sua autoconfiança e o desejo de saber. Sua inteligência era constantemente desafiada estimulando-lhe desejo perene de compreender as coisas. Os pais jamais mediram esforços nem sacrifícios para lhe oferecer uma educação completa. Formou se em medicina, e especializou se em neurologia, tendo em seguida criado a psicanálise.

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica e não orgânica, ele também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repreensão psicológica e por criar a utilização clinica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do dialogo entre o paciente e o psicanalista. Acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primaria da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação dos sonhos e da livre associação, com vidas de acesso ao inconsciente.

Dentre seus estudos sobre a psicanálise, desenvolveu o estudo da construção do conhecimento, este estudo nos permite compreender o processo da aprendizagem no indivíduo. Freud diz que aprender é poder indagar e esta ação tem como conseqüência principal o ato de pensar.

Para Freud o processo de aprendizagem da criança passa pelo processo da identificação. Para ele, a criança tende a imitar os adultos que servem como referencia para ela. A escola também pode trabalhar a dimensão social, pois o fator social esta diretamente relacionado a formação da identidade da criança, este fator tem conotação ético valorativo para criança e que é responsável pelo comportamento superior do ser humano.

Percebe-se que os estudos desenvolvidos por Freud são pertinentes no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula bastante cultural, possibilitando o professor ferramentas pedagógicas que possibilita elaborar, desenvolver e aplicar em sala de aula para a formação da identidade da criança e na construção do conhecimento.

Segundo a teoria de Freud pode se verificar que a criança não é passiva em seu desenvolvimento, pois ela faz investigações e com isso é auxiliada em seu desenvolvimento psíquico.

Existe uma relação entre o desenvolvimento psicológico e biológico. Ainda que para se desenvolver a criança necessita de um intermediador no seu aprendizado, que é o professor e assim se constitui um dos aspectos para a aplicação da psicologia na educação.

O aprendizado é um relacionamento entre o aluno e o professor.

A psicanálise da importância à relação entre educando e educador e quais são as condições fornecidas a aprendizagem. Essa relação pode se chamar de transferência. O termo transferência foi usado à primeira vez em 1900 por Freud em sua obra “A Interpretação dos Sonhos” Freud acreditava que os sonhos eram algumas situações que marcavam o individuo, ou seja, os “restos noturnos”. Passado algum tempo Freud usou o termo transferência para designar a relação analista-paciente, assim como professor-aluno. Do mesmo modo em que o paciente poderia transferir seu pai ao analista, o aluno também seria capaz de realizar a mesma transferência, mas ao docente, e tudo isso inconscientemente.

Muitas vezes o aluno toma decisões baseadas na vida do seu mestre. O professor somente tem consciência de tal “transferência” se for atento a construção de todo desejo. Porém ele não conseguirá ter consciência total. Assim conhecemos outro aspecto para a aplicação da psicologia na educação.

Da mesma forma, pode se afirmar que a psicanálise da Educação constitui um grande desafio. Ela ajuda a assimilar de uma ética, de um modo de conduzir a educação. Em cada ser ela atua de uma forma ela produz diferente saberes. Mas a psicanálise implica na imprevisibilidade pois ela é inconsciente, não se pode prever nada.

O professor deve lidar com uma sala de aula, negando todo o seu papel repressor imposto culturalmente e aceitar que cada aluno irá dirigir o conhecimento, ou seja, ele só irá aprender o que realmente use fazer sentido, tendo em vista as suas necessidades psicológicas. Portanto, o papel do professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com