TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Trabalho Escolar: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  3.474 Palavras (14 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera – UNINDERP

Centro de Educação a Distancia

Belo Horizonte – Unidade 1

ATPS – Pedagogia

Psicologia da Aprendizagem

Série: 2ª

Professora: Msc. Helenrose A. da S. Pedroso

Tutor EAD: Nivaldo Costa Barbosa

Tutor Presencial: Robson Fernandes

Paulina Pereira Soares – 1299207445

Vânia Trindade Cunha – 5322986862

Márcia Cristina Cunha – 6301187248

Valéria Araújo Pinto Lopes – 5736165252

Gladis Freitas Oliveira – 5733184367

SUMÁRIO

1. Apresentação...................................................................................................................3

2. A importância da Psicologia para a Pedagogia...............................................................4

3. Teorias da Aprendizagem...............................................................................................6

4. Fatores que Interferem no Desenvolvimento dos Seres Humanos.................................8

5. Contribuição dos Jogos na Educação e no Desenvolvimento das Crianças...................9

6. Considerações Finais.....................................................................................................17

7. Bibliografia...................................................................................................................18

Apresentação

O portfólio aborda as relações entre a Psicologia e a Educação, tomando especialmente como reflexão as teorias, que enriquecem tanto a Psicologia quanto a Educação.

Apresenta inicialmente, algumas considerações sobre as contribuições da psicologia para a educação, seguida de uma tabela exemplificando algumas teorias. Continua fazendo uma reflexão sobre o desenvolvimento humano, salientando os fatores que o influencia. Trata, em seguida, das contribuições do jogo na educação e no desenvolvimento infantil, mostrando as contribuições dos jogos através de uma tabela. Embasado em autores como Novak (2000), Friedman (1992), Ausubel (1980), entre outros, o presente trabalho pretende contribuir para a compreensão da articulação da Psicologia com a Pedagogia, e suas contribuições para a educação escolar.•.

A importância da Psicologia para a Pedagogia

Partindo das concepções e enfoques psicopedagógicos relativamente, dispares a importância da aprendizagem significativa como elemento chave, vêm trazer propostas didáticas, atividades de aprendizagem técnicas de avaliação. Na realidade algumas ideias que subjazem ao uso atual do conceito de aprendizagem significativa contam com inúmeros antecedentes na história do pensamento educacional.

A aprendizagem significativa consegue promover o desenvolvimento pessoal dos alunos valorizando-se as propostas didáticas e as atividades de aprendizagem em função de sua maior ou menor potencialidade para promover aprendizagens significativas propõe-se procedimentos e técnicas de avaliação suscetíveis de detectar o grau de significância das aprendizagens realizadas.

Em 1º lugar a tradição centrada na criança dos movimentos pedagógicos vê o aluno como responsável ultimo do seu próprio processo de aprendizagem, em 2º lugar - hipótese da aprendizagem por descobrimento. O aluno adquire seus conhecimentos pelo seu próprio meio, em 3º lugar a proposta pedagógica inspirada nas teses que podem ser sintetizadas na segunda afirmação, o princípio fundamental dos métodos ativos: compreender e inventar ou reconstruir por reinvenção (Piaget , 1974).

Não se esgotam, no entanto, com estas referencias certamente rica e variada, os antecedentes do conceito de aprendizagem significativos tal como é utilizada atualmente no discurso e na prática pedagógica. Através de estudos e investigações sobre a curiosidade epistêmica e a atividade explorativa no domínio das teorias da motivação. Nos anos sessenta, a motivação para explorar, descobrir aprender e compreender está presente em maior ou menor grau em todas as pessoas a atividade explorativa converte-se num poderoso instrumento para a aquisição de novos conhecimentos.

De um ponto de vista pedagógico isto conduz á proposta de confrontar o aluno com situações que possuem uma série de características novidade, complexidade, ambiguidade, incongruência, suscetíveis de ativar a motivação intrínseca e deste modo, provocar uma curiosidade epistêmica e uma atividade exploratória dirigida a reduzir o conflito conceitual, a incerteza e a tensão gerada pelas características da situação. (Famham - Deggory 1972).

A concepção humanística da aprendizagem formulada por Rogers (1969) de ensino não diretivo ou de ensino centrado no aluno. Esta proposta caracteriza entre outras coisas, por acolher a aspiração ancestral de uma educação adaptada às necessidades de cada indivíduo situam o desenvolvimento pessoal do aluno no centro do processo, educacional e aponta como fim prioritário da educação que a pessoa funcione de maneira integrada e afetiva, que construa a sua identidade particular. De acordo com os autores humanistas em aprender a perceber a conhecer, a sentir a vida (Feeling Life) e a própria identidade como objetivos fundamentais da educação.

Maslow (1968) denomine de aprendizagem extrínseca á aquisição de conteúdos externos á pessoa, impostos culturalmente alheios a sua identidade e que pouco ou nada tem a ver com o que há de peculiar em cada ser humano. A maior parte das teorias da aprendizagem e dos modelos educacionais repousa , segundo este autor, sobre uma concepção extrínseca da aprendizagem, ignorado sistematicamente os valores, fins, sentimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com