TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Artigos Científicos: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA – UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

2012

INTRODUÇAO

As abordagens da psicologia contemporânea surgiram das três mais importantes tendências teóricas da psicologia do século XX. Ao retomar os conhecimentos antigos, a psicologia constrói novas abordagens superando-os, mostrando que essa ciência não fica parada no tempo e contribui assim, para descobrir problemas individuais e sociais e a solução da mesma.

Neste texto abordaremos algumas contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação. De Freud, com a psicanálise a Vygotski, Wallon e Piaget com suas propostas teóricas inovadoras.

Sigmund Freud

Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise, nasceu em 06 de Maio de 1856 em Freiberg, na Moravia. Seus pais eram judeu e não mediam esforços e sacrifícios para lhe oferecer uma educação completa, o que fez com que Freud desenvolvesse sua autoconfiança e o desejo de saber. Sua inteligência era constantemente desafiada estimulando-lhe o desejo de compreender as coisas. Formou-se em medicina na Universidade de Viena e especializou-se em psiquiatria. Foi um dos pioneiros a estudar o inconsciente humano e suas motivações. Era determinado e como queria gerar conhecimentos fazia reflexões sobre sua relação com os mestres e o seu trabalho com pessoas com problemas nervosos contribuíram para a elaboração da psicanálise, fazendo com que ele superasse as idéias de seus mestres.

Freud contrariou as idéias dominantes com relação a sexualidade, ao afirmar que ela existe desde o inicio da vida, com a função reprodutiva e obtenção do prazer enquanto era vista exclusivamente com a função reprodutiva. Escandalizou o meio medico ao afirmar que as crianças estão sujeita ao desejo sexual e ao tratar sobre este tema; Freud defende que elas recebam uma educação sexual assim que demonstrar interesse, pois o próprio inconsciente irá guardar suas próprias explicações sobre a sexualidade.

Freud postulou as fases do desenvolvimento sexual: oral, anal, fálica, latência e fase genital. Também estruturou o aparelho psíquico: id, ego e superego.

A Psicanálise

Teoria do funcionamento da mente humana, é um método exploratório de suas estruturas, destinado a tratar os comportamentos compulsivos e muitas doenças de natureza psicológicas supostamente sem motivação orgânica.

A psicanálise surgiu com a pratica medica de Freud ao utilizar a hipnose que mostrava a existência de processos mentais que só poderia descrever como “inconscientes” e o método catártico contribuição de Breuer – que foi aperfeiçoado com ampliação da experiência, modificação da teoria e a introdução de novidades técnicas e as descobertas que efetuou, transformou o método catártico em psicanálise.

Dentre os aspectos relevantes da teoria de Freud, destacamos: o autoconhecimento – que possibilita lidar com o sofrimento , criar mecanismo de superação das dificuldades, a importância da afetividade para a psicologia, a visão global da psicanálise sobre a existência, na qual a vida da criança é um momento determinante para a formação da pessoa.

Nessa perspectiva o professor deve abordar o seu conhecimento sem uniformizar o aprendizado e negar o seu papel repressor e aceitar que ao atuar em sala de aula, ele vai está diante de diversa subjetividade, logo os resultados esperados não serão iguais. Portanto o papel de um professor orientado psicanaliticamente é orientar os seus alunos a se ocuparem em atividades intelectuais, estimulando, assim o próprio processo sublimação.

Jean Piaget

Jean Piaget foi um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, ele nasceu na cidade de Neuchântel (Suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou varias visões e teorias tradicionais relacionadas á aprendizagem.

Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou em uma clinica de psiquiatria. Estudou psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.

No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas, foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra.

As idéias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educando no caminho da aprendizagem autônoma.

Jean Piaget construiu uma teoria pedagógica fundada no estudo da evolução do pensamento até a adolescência, procurou entender os mecanismos mentais que o individuo para captar o mundo. Investigou o processo de construção de conhecimento.

A partir de todo este conhecimento revolucionou a maneira de pensar com relação as crianças. Até então a teoria pedagógica tradicional afirmava que as crianças eram “caixas vazias” esperando que os adultos depositassem conhecimento. Com a teoria de Jean Piaget as crianças passam a construir seu mundo de acordo com o que lhes é oferecida, criando e testando suas teorias.

Jean Piaget ofereceu uma teoria interacionista em contraposição a teoria comportamentalista que existia na época. Com base na teoria de Piaget a educação deve oferecer á criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividade desafiadora que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação. Jean Piaget dividiu o desenvolvimento da criança em etapas que devem ser respeitadas para um trabalho mais eficiente do ponto de vista pedagógico. Nesta teoria o professor assume um papel um papel de suma importância,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com