TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Monografias: Psicologia Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade:

1. Quais as contribuições de cada um das abordagens estudadas no ambiente escolar. Como cada uma delas se aplica no dia a dia escolar.

O Behavionismo propõe que os estímulos, condicionados ou incondicionados sejam pareados por um reforço positivo ou negativo, dependendo da intenção do educador, pára garantir eficiência no aprendizado, de forma que por generalização ou discriminação a ensinamento seja realizado. Esse processo, conhecido também como Associacionismo pode ser estabelecido em sala de aula com aplicação de desafios através de exercícios, trabalhos ou ate mesmo avaliações diretas, de forma que o aluno se sinta estimulado a realizar ou ainda a realize por meio de um processo instintivo.

O Neobehavionismo estabelece uma forma comportamental apreendida através da associação em meio as relações sociais. Dessa forma o ambiente escolar deve ser configurado pelo educador para que ele possa gerar reforços aos educandos com planejamento para que os reforços possam ser realizados. A clareza sobre o que se deseja ensinar, os pré-requisitos que o aluno deve possuir, a subdivisão de conhecimentos para facilitar o aprendizado e ainda a descrição passo a passo do que deve e vai ser executado. Dessa forma cria-se uma relação de confiança no processo de aprendizagem.

Na abordagem Gestalista a percepção humana é o elemento principal, por isso a forma com que o cérebro capta as imagens e as associa, seja de forma próxima, contínua, semelhante, por preenchimento, de forma simples ou ainda em meio ao pano de fundo, se torna essencial, por parte do professor para transferir informações dentro do processo de aprendizagem.

Na Psicanálise o vínculo afetivo entre o aluno e o professor, transferência, ou ainda entre o professor e o aluno, contratransferência, deve ser elemento essencial para o processo educacional em sala de aula. A empatia ou a antipatia são elementos que criam condição de desenvolvimento do processo de aprendizagem, podendo ser trabalhado entre aluno e professor, partindo de qualquer um dos dois agentes.

2. Escolha duas das abordagens explicando e exemplificando como cada uma pode auxiliar o educador na elaboração da pratica pedagógica.

Com a abordagem Neobehavionista o ambiente escolar deve ser configurado pelo educador para que ele possa gerar reforços aos educandos, o planejamento da aula expositiva, intercalado com atividades dinâmicas por meio de exercícios ou jogos de perguntas e respostas abrem espaço para que os reforços possam ser realizados.

No planejamento devem se levar em conta as condições da sala, dos equipamentos e a forma com que o conteúdo vai ser transmitido. Para aumentar a eficiência é prudente que o professor inicie com uma reviaso dos assuntos que são pré-requisitos. Dessa forma o processo de aprendizagem vai sendo construído. Nos momentos reservados para atividades dinâmicas, um jogo em equipes pode promover diversos momentos em que os reforços podem ser realizados, isso serve também para deixar claro, tanto com reforços positivos quanto com negativos, qual vai ser a dinâmica estabelecida pelo professor.

Na abordagem Gestalista como a percepção humana é o elemento principal, o educador pode fazer uso de associações que configurem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com