TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Trabalho Universitário: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 02

Sir Jean William Fritz Piaget ,(Neuchâtel, 9 de agosto de 1896-Genebra, 16 de Setembro de 1980).

Piaget considerado um dos grandes pesquisadores da educação que revolucionou a pedagogia com teorias psicológicas de aprendizagem derrubando por terra alguns dos métodos tradicionais de ensino.

Os ensinamentos deixados por Piaget se tornam importantes para o educador, em especial para o professor das séries iniciais, porque exemplificam os estágios de desenvolvimento da criança. Aos 10 anos publicou o seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino.Desde cedo interessado em filosofia, religião e ciências, formou-se em biologia na Universidade de Neuchâtel onde concluiu seu doutorado, e posteriormente se dedicou à área de Psicologia, Epistemologia da Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954, e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de cinqüenta livros e diversas centenas de artigos.

Em 1924, publicou o seu primeiro livro: A linguagem e o Pensamento na Criança. Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades da Suíça, além da diretoria do Instituto Jean-Jacques Rousseau, ao lado do seu mestre Édouard Claparède. Foi também nessa época que acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes de trabalho de observação do que chamou de ajustamento progressivo do saber. Até o fim da vida, recebeu títulos honorários de algumas das principais universidades européias e norte-americanas.

Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget com ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo; foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na Pedagogia e, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condicões de absorver, por outro , mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe faça falta em termos cognitivos.

Para o cientista suíço, o conhecimento se dá pela própria descoberta que a criança faz. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar para ele, é provocar a atividade, isto é, estimular a procura do conhecimento.

Etapa 03.

Wallon foi um grande pesquisador da mente infantil ele teve fundamental importância para a evolução da educação que vivemos hoje.Desde sua juventude tudo que ele queria era a solidariedade entre os homens resolveu se dedicar as crianças quando atuou como médico nas instituições Psiquiatras ele tratava de crianças com problemas neurológicos e com distúrbio de comportamento, foi quando começou a perceber seu verdadeiro interesse pela psicologia da criança, ele queria saber como funcionava a mente infantil.

A psicologia tem grande importância no ato de educar ,pois o entendimento entre professor e aluno fazem com que os laços se estreitem possibilitando assim o educador a desenvolver um trabalho mais amplo mais voltado para o entendimento ,quando o professor conquista a confiança do aluno ele consegue perceber o comportamento e as atitudes do mesmo ,onde podemos perceber a teoria que Wallon defendia de que pra educar é preciso conhecer.

Tudo que ele almejava era uma sociedade mais justa para uma educação mais justa.Ele apostava sempre nos sentimentos para educar e preciso conhecer,para ele a criança é essencialmente emocional, e gradativamente vai se construindo um ser humano e o modo de como ela vem se comportando no decorrer de sua vida, ou seja em como se relaciona com os outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com