TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Monografias: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIAS PSICOLOGIA - ASPECTOS CONCEITUAIS PSICOLOGIA - ASPECTOS CONCEITUAIS EDUCACIONAL

Teoria Verbal Significativa É a teoria que defende a linguagem verbal como meio da aprendizagem. O significado está nas pessoas, não nas coisas ou eventos. É também através da linguagem verbal que ocorre o desenvolvimento e transmissão de significados compartilhados. A linguagem verbal tem um papel importante na aprendizagem porque é através dela que é possível a interação do novo conhecimento com o já existente. Dessa forma o processo é dinâmico e vai sendo construído.

Teoria Genética da Aprendizagem Alguns teóricos defendiam que a herança genética era o elemento primordial para a aprendizagem e de que as novas aquisições comportamentais e cognitivas emergiam das alterações na maturação das estruturas físicas e dos processos fisiológicos do organismo. É uma evidência o fato de que a Teoria Genética constitui a fonte primária de onde diversos estudiosos buscam conhecimentos para construção de suas teorias.

Teoria Sociocultural

da Aprendizagem e

do Ensino Os teóricos culturalistas, afirmam que o desenvolvimento ocorre pela ação dos indivíduos sobre o ambiente, salientando ainda que a biologia e a experiência desempenham papéis iguais e recíprocos no desenvolvimento do ser humano. Porém, os culturalistas agregam a importância da contribuição ativa de outra pessoas da comunidade para a construção dos conhecimentos das novas gerações. Se antes as crianças eram vistas como

seres de falta, incompletas, atualmente

as crianças são pensadas como protagonistas. As crianças são reconhecidas como pessoas capazes de criar teorias, interpretações, perguntas, participando ativamente de seu processo de conhecimento.

Teoria Comportamentalista O ambiente e as experiências são fatores determinantes do comportamento humano.

O desenvolvimento seria o resultado das múltiplas aprendizagens acumuladas durante a vida.

A base da contribuição da teoria comportamentalista para a aprendizagem refere-se ao interesse de compreender o comportamento humano e não de manipulá-lo. Para, desta forma, criar estratégias para a prática educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com