TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Exames: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  1.478 Visualizações

Página 1 de 3

Escolha uma fase do desenvolvimento ou do ciclo vital e cite as principais características dessa fase, pensando no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. A seguir, exemplifique uma ou mais situações ( ou atividades pedagógicas) em que a escola possa favorecer o desenvolvimento das pessoas na fase escolhida. E, por fim, descreva como a realização dessa atividade auxiliou na sua formação como educador.

Para o estudo do desenvolvimento humano, o ciclo vital pode ser dividido em quatro fases: A primeira é a “infância”, que, segundo várias teorias, pode ser dividida em “primeira infância” (zero a dois anos), “segunda infância” (anos pré-escolares) e “terceira infância” (anos escolares). Outra fase é a adolescência, onde trocamos a infância pela vida adulta. Com isso temos a terceira fase do ciclo vital, a “vida adulta”, e a quarta e última a “velhice”.

Para a realização dessa atividade foi escolhida a primeira fase do ciclo vital humano, a infância, e especificamente em sua “terceira fase”, que compreende os anos escolares.

A fase escolar da infância, também conhecida como “meninice”, inicia-se por volta de seis ou sete anos, quando a criança passa a frequentar o Ensino Fundamental, e termina com a chegada da adolescência, aos onze ou doze anos.

Nessa etapa, ocorre grande expansão no contexto ambiental e social. A criança sai da proteção direta dos pais e amplia as aquisições, antes estruturadas em planos lúdicos, porém agora com realizações objetivas e mais cobranças sociais.

Na fase escolar, espera-se, pois, mais autonomia para a realização de atividades diárias e habilidades para o enfrentamento de desafios, sejam eles referentes à resolução de problemas, ou a relações interpessoais.

A criança adquire nessa fase, progressivamente, a plena prontidão do esquema corporal. O movimento corporal está liberado para a aquisição da motricidade fina (consegue dedilhar o polegar contra a polpa dos outros dedos)

Um dos maiores desafios da criança nessa faixa etária é frequentar a escola formal e dominar as tarefas acadêmicas (ler, escrever e realizar exercícios aritméticos). Em razão disso, os avanços nos processos cognitivos são aspectos importantes para essa fase do desenvolvimento.

A experiência escolar permite um acumulo de experiências significativas para o comportamento social da criança. Dessa maneira, a escola representa a ela um microcosmo da sociedade com regras, condutas e atitudes definidas.

Dessa forma, a criança se relaciona com diferentes pessoas e com vários graus de conhecimento, possibilitando vivenciar relação de igualdade, cooperação, competição, submissão, liderança, entre outras.

É na fase escolar, que aparece na criança a necessidade de amizades mais duradouras e da convivência com companheiros, também é nessa fase que a criança começa a estabelecer relações econômicas e a ter noção de valores monetários.

Grandes avanços ocorrem dos seis aos doze anos no desenvolvimento moral, passando de uma noção rígida e inflexível de “certo” e “errado” (aprendida com os pais), para um senso de imparcialidade nos julgamentos morais, e começando a levar em consideração a situação em que ocorreu a violação moral, raciocinando sobre os acontecimentos.

As teorias psicológicas sinalizam que, durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com