TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Monografias: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  3.932 Palavras (16 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Pólo Tenir – Pedagogia 2° semestre

Psicologia da Educação

Professor (a) EAD: Profª Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Acadêmicos: Araci Eugenia de Castro e Silva RA: 406478

Lucila da Silva Gonçalves Mendes RA:434252

Magna Vital Portez Pereira RA: 446392

Rosenete Silva dos Santos RA: 407075

Tania Pereira Mendes RA: 433742

24/09/2013

Algumas contribuições da Psicanálise para a Educação

Freud, em 1905, elucidou a sua hipótese de que a sexualidade não surge no ser humano a partir da adolescência. Está presente desde o nascimento da criança, orientando e influenciando todo o seu desenvolvimento e sua forma de se relacionar com o mundo. Para a Psicanálise, a sexualidade é um conceito que não se restringe a busca da união sexual com um parceiro, está relacionado muito mais as sensações de satisfação extraídas do próprio corpo.

“ Esta sexualidade ainda tem pouco a ver com a genitalidade, pois esta ligada a carinho, afeto, modalidades de relacionamento ou seja significações “

Deste modo Freud delineou aquelas experiências inerente à hitória de vida de qualquer indivíduo com seus cuidadores, geralmente pais que poderiam ser fundamentais para registrar na mente da criança a sua relação com o corpo e com o prazer. Na primeira fase do desenvolvimento sexual, a fase oral, a relação da criança com sua mãe esta organizada por intermédio do seio, mais precisamente a alimentação. Logo a língua e os lábios, através do ato de sugar será zona do corpo mais investida nessa etapa da vida, chamamos de pulsão oral. A boca é a forma que a criança encontra para se relacionar com o mundo em seus vários aspectos no princípio da vida. É através dela que a criança faz contato inicial e conhece os objetos sendo denominado esse período de fase oral.

O Complexo de Édipo é um drama universal vivido pelas crianças. Neste momento, o mundo da criança deixa de ser fundamentalmente ela e a mãe, e passa a haver a interferência de um terceiro, representado pelo papel de pai. O triângulo amoroso entre pai, mãe e filho descrito por Freud é a parte mais famosa de sua teoria. Costuma – se pensar que a criança edípica esta sempre amando o genitor do sexo oposto e odiando o do mesmo sexo. Percebe – se então que resolver o Complexo de Édipo não significa dizer que ele desaparece das nossas vidas. Pelo contrário, “não há nada fora do Complexo de Édipo.” Durante a vida inteira a pessoa continua vivendo essa peça teatral iniciada com os pais, que será infinitamente repetida nas nossas relações posteriores. Deste modo, a relação do aluno com o professor e consequentemente com o conhecimento, depende fortemente se a ele serão transferidos conflitos mal resolvidos ou vivencias positiva. Para a Psicanálise, são as experiências dos relacionamentos prévios com a figura dos cuidadores que geram um desejo de conhecimento nas crianças. Portanto concluímos que,o homem é manipulado pelo inconsciente. A grande descoberta da psicanálise se deu ao grande destaque sobre a questão da sexualidade como força central da vida. Freud formulou a hipótese de que a ansiedade que se manifesta nos sintomas era consequência da energia ligada à sexualidade. A vida psíquica dá sentido afetivo sexual a todos os objetos e a todas pessoas que nos rodeiam e entre os quais vivemos. E por não controlar as nossas manifestações provenientes da nossa inconsciência que nos leva a buscar um método que faça com que a psicanálise se torne uma ferramenta em prol à educação.

JEAN PIAGET

Jean Piaget ( 1896 - 1980 ), nasceu em Neuchâtel (Suíça) no dia 9 de agosto de 1896. Aos 11 anos, aluno em uma escola secundária, escreveu um pequeno artigo em uma revista de história natural, essa discreta anotação dera início a uma carreira conjugada com mais de sessenta livros e cem outros artigos. Tornou-se PhD pela Universidade de Neuchâtel, publicou na ocasião duas composições filosóficas. Piaget ocupou várias cadeiras psicologia, sociologia e história de ciência em Neuchâtel de 1925 a 1929; história de pensamento científico em Genebra de 1929 a 1939; a Agência Internacional de Educação de 1929 a 1967; psicologia e sociologia a Lausanne de 1938 a 1951; sociologia em Genebra de 1939 a 1952, psicologia genética e experimental de 1940 a 1971. Em 1955, criou e dirigiu até a morte o Centro Internacional para Epistemology Genéticon."Inteligência é uma adaptação. A fim de aprender sua relação com a vida em geral é necessário, portanto, declarar precisamente as relações entre os organismos e o ambiente. A vida é uma contínua criação de formas cada vez mais complexas e um progressivo balanceamento dessas formas com o ambiente. Dizer que a inteligência é um caso particular de adaptação biológica é, portanto, supor que é essencialmente uma organização e que sua função consiste em estruturar o universo assim como o organismo estrutura seu ambiente imediato". Piaget. ( As Origens da Inteligência na Criança, p.3-4) O desenvolvimento da inteligência se apresenta de três formas. - Empirismo; Racionalismo e Construtivismo.

No Empirismo encontramos uma teoria afirmando que o desenvolvimento intelectual é determinado pelo meio ambiente, pela força exercida sobre o mesmo. É de fora para dentro. Nessa linha o indivíduo não nasce inteligente, são os estímulos externos que desencadeiam reações, as quais ficam sujeitas à assimilação ou não. O desenvolvimento da inteligência estaria nestes estímulos e não no ser humano.

No Racionalismo encontramos uma teoria afirmando que o desenvolvimento intelectual é determinado pelo sujeito e não pelo meio. De dentro para fora. O indivíduo nasce inteligente e de acordo com suas percepções do meio reorganiza suas idéias. A capacidade de cada ser humano determina como ele percebe a realidade e isto independe de estímulos externos.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com