TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Artigo: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Nesse resumo falaremos um pouco sobre o espistemólogo suíço Jean Piaget, considerado um dos maiores pensadores do século xx. Falaremos também quais são os princípios da sua teoria, quais são os principais estágios de pensamentos que ele propôs e suas devidas características, e por ultimo quais as contribuições desta teoria no processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos. Portanto, vamos embasar alguns conceitos da teoria cognitiva de Jean Piaget que foi importantíssima.

Jean Piaget estudou biologia na Universidade de Neuchâteu, ali concluiu seu doutorado. Depois se dedicou a área da psicologia, epistemologia e educação foi professor na Universidade de Genebra, nesse local se tornou mundialmente reconhecido por sua revolução epistemológica. Sendo um dos investigadores mais fluentes na área da psicologia do desenvolvimento, Piaget acreditava que a única coisa que diferenciava o ser humano do animal era capacidade sobre o pensamento simbólico e abstrato. E com o passar do tempo com a maturidade de cada individuo estabelecia as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo. Segundo Jean Piaget todas as ações como recombinar, reordenar e ordenar pensamentos são denominados esquemas, os indivíduos utilizam desse recurso para representar o mundo e designar ações, esses esquemas podem variar dos mais simples ao mais complexo. Cada indivíduo obtém balanços entre os esquemas e o ambiente onde está trazendo assim uma equilibração, e a possível adaptação ao meio onde vive. Entretanto, algumas perguntas nos indagam, são elas, quais seriam os princípios da teoria de Jean Piaget? Quais os principais estágios de pensamento propostos por Piaget e quais são suas características? Quais as contribuições desta teoria no processo de ensino-aprendizagem?

Com tudo, vamos as respostas, esses princípios vêm do processo de conhecimento e as etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade, ou seja a organização, quando o indivíduo alcança a maturação organizam esquemas mentais ou padrões físicos em sistemas mais complexos. E a adaptação, quando o indivíduo usa do comportamento para se adaptar ao meio ou se adapta as suas estruturas mentais. Assimilação, quando se molda novas informações para encaixar nos esquemas existentes, e Acomodação, na qual ocorre mudança nos esquemas existentes pela alteração de antigas formas de pensar ou agir, e Processo desenvolvimental, equilibração, quando há tendência para manter as estruturas cognitivas em equilíbrio. Os principais estágios dos pensamentos segundo “Piaget apud woolfolk” (2000) são, Sensório-motor, dos zero aos dois anos, começa a fazer uso da imitação, memória e pensamento, Começa a perceber que os objetos não deixam de existir quando estão ocultos. Passa das ações reflexas da atividade voltadas para o objetivo. Pré-Operacional, dos dois aos sete anos, gradualmente desenvolve o uso da linguagem e a capacidade de pensar de forma simbólica. Capaz de pensar logicamente sobre as operações em uma reação. Tem dificuldade de ver o ponto de vista de outra pessoa. Operacional Concreto, dos sete aos onze anos, capaz de resolver problemas concretos (práticos) de maneira lógica. Compreende as leis da conservação e é capaz de classificar e seriar. Compreende a reversibilidade. Operacional Formal, onze anos (adulto), capaz de resolver problemas abstratos de maneira lógica. Torna-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com