TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Exames: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Psicologia Escolar Educacional

1 – Examine os conceitos básicos da psicanálise lacaniana e analise as relações existentes entre eles.

R: Os conceitos básicos da teoria lacaniana vem nos mostrar o homem como um ser relacional e que para este se constituir dependerá do desejo do outro, sendo a fase do espelhoa sua primeira projeção de mundo bebê-mãe e a partir de então esse bebê começa a dar significados através da fala da mãe para o seu mundo externo.

2 – Exemplifique o mecanismo de identificação e de espelhamento com situações observadas no cotidiano, na sala de aula, em filmes, na literatura ou em outras obras de arte.

R: A própria função Analista/Paciente é uma relação de identificação e espelhamento. Ali falando está o paciente que se confronta com sua própria imagem interpretada pelo analista que muitas vezes tem o papel de mãe. E a relação estabelecida é extremamente projetiva.

3 – Interprete uma narrativa extraída de um conto, de um romance ou do registro de uma fala comum colhida no cotidiano, procurando identificar o uso de metáforas, metonímias e outros recursos de produção de efeito de sentido.

R: “ E o meu coração embora finja fazer mil viagens fica batendo parado naquela estação.” (Fixação) Recurso utilizado é a metonímia= Parte pelo todo. E o coração traduz a pessoa que está fixada.

“Parem o mundo que eu quero descer...” Também traduz o desejo da pessoa em sair da situação que lhe afeta.

4 – Discuta a importância da linguagem para o homem, apontando o impacto da imagem e do signo disseminado no mundo contemporâneo pelos diferentes meios de comunicação.

R: Segundo o autor a linguagem é o que nos inscreve no mundo como seres humanos. Devido a essa capacidade de simbolizar e com isso dar sentido e nomear as coisas é que conseguimos nos apropriar da nossa própria história, através dessa o sujeito consegue decifrar os enigmas que rondam sua existência no mundo. A mídia tem uma importância hoje nessa simbologia porque está trás ao indivíduo um bombardeio de informações e que de certa maneira criará nesse sujeito um desejo como por exemplo ditar os padrões de beleza, estéticos, status social e tudo isso tem causado muito impacto em nossa sociedade devido a confusão mental que se causa nas pessoas.

5 – Faça uma leitura dos signos presentes nas imagens arquitetônicas dos prédios dos espaços educacionais.

R: Os espaços educacionais tem a finalidade de fazer uma alusão a algo que o sujeito já vivênciou antes e que tem um significado para o mesmo, com a proposta de dar condições a esse indivíduo para estabelecer-se em outros espaços, claro que de acordo com suas relações espaciais estabelecidas anteriormente. Ex: as instituições militares trazem a proposta de disciplina, rigidez, normas. Instituições religiosas focam em questões morais, valores, disciplina, organização.

6 – Analise um grupo levando em consideração o lugar psicossocial ocupado por seus membros.

R: As penitênciárias agrupam em sua maioria pessoas que ali procuraram refúgio através de seus atos criminosos quebrar regras sociais em busca justamente de regras, disciplina, limites,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com