TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Trabalho Escolar: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2015  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8

ATIVIDADE DA AULA 05

De acordo com a frase, comente: Se a legitimação da Pedagogia se dá através de uma metafísica que encontra um fundamento último para que a educação se processe de uma maneira e não de outra, dizemos que a filosofia da educação fundamenta a Pedagogia e, consequentemente, a educação. Nesta atividade é para desenvolver a partir dos estudos realizados em aula. (mínimo de linhas 8)

R: Se a legitimação da Pedagogia se dá através de um conjunto de argumento que tentam justificá la, sem requisitar um ponto arquimediano metafisico, então dizemos que a Filosofia da Educação justifica a Pedagogia e, consequentemente, a educação.

Com isso, podemos dizer que a Filosofia da Educação não está vinculada somente á razão instrumental ou á razão comunicativa liberal, mas tem como sua produtora a razão enquanto elemento que escolhe fins e, portanto, que valora. Ela pode falar em “valor de verdade” e “valor moral” , pode separá-los em campos que se excluem ou não, mas, sempre, vai falar em valor e fins. A razão, aqui, é a razão que diz quais são os objetos da educação e, então, que explica se as normas da Pedagogia podem ser mantidas ou não, e que normas são essas.

ATIVIDADE DA AULA 06

Por que dizemos que o ensino e o estudo da filosofia é um tema que não só diz respeito a estudantes e professores, mas também a sociedade de uma forma geral. As mentes críticas e criadoras serão as capazes de mudar o que está exposto? Disserte. (mínimo de linhas 8)

R: Serão as capazes de pressentir o que está oculto por trás da realidade. E desta forma contribuir para o esclarecimento e mudança do real.

Não parece tão absurdo que a filosofia na Universidade possa assumir esta condição de revolucionária. Basta que os professores, verdadeiramente engajados no processo de mudança assumam sua consciência histórica e permitam o surgimento de novas inteligências.

Assim o ensino acadêmico da filosofia deve preparar o estudante para pensar, agir e viver filosoficamente, vivenciando o verdadeiro sentido da “liberdade acadêmica” e não no sentido colocado por Nietzsche, descrito por Rosa Maria Dias.

ATIVIDADE DA AULA 07

De acordo com o pensamento de Saviani, comente: Pedagogia Crítica implica a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente como é preciso se posicionar diante dessas contradições e desenreda a educação das visões ambíguas, para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir a questão educacional. (mínimo de linhas 8)

R: Partindo da concepção de natureza humana proposta por Max e Engels de que o homem necessita produzir continuadamente sua existência e é pelo trabalho que ele age sobre a natureza adaptando-a ás suas necessidades, Saviani define a educação como um processo de trabalho não material (diferente do trabalho material que visa a produção de bens materiais para subsistência), no qual o produto não se separa do ato de produção. O trabalho educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com