TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação

Exames: Psicologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO SOBRE JEAN PIAGET

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 1896. Aos 10 anos publicou seu primeiro artigo científico, sobre um pardal albino .Muito interessado em filosofia, religião e ciência se formou em biologia na universidade de Neuchãtel. Onde com 23 anos mudou-se para Zurique e começou a trabalhar com crianças sob a ótica da psicologia experimental.

No ano de 1924 publicou seu primeiro livro de mais de 50. Antes da década de 1930 já havia ocupado cargos importantes nas universidades suíças, além da diretoria do instituto Jean-Jacques Rousseau ao lado de seu mestre Édouard Chaparède (1873-1940).

Nesse período acompanhou a infância doa 3 filhos. Também ao fim de sua vida recebeu títulos honorários de algumas das principais universidades européias e norte americanas.

Morreu em 1980 em Genebra na Suíça. Durante a segunda metade do século 20 Jean Piaget foi o nome mais influente no campo da educação. Ele nunca atuou como pedagogo, Piaget foi biólogo e dedicou a via a submeter-se a observação cientifica rigorosa no processo e conhecimento pelo ser humano particularmente criança.

Piaget criou um campo de investigação que dominou a epistomologia genética, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento da criança. O pensamento infantil passa por quatro estágios. Desde o nascimento até a adolescência, quando a capacidade de raciocínio é atingida.

As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas e certas formas demonstraram que a transmissão de conhecimento é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado

é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista. Educar, para Piaget, é “provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento. “O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar”, diz Lino de Macedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com