TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Informação

Exames: Psicologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO:

A palavra jogo pode ser definida de várias formas, do ponto de vista educacional, segundo ANTUNES, 2003, p.17:

“... essencialmente visam estimular o crescimento e aprendizagem e seriam melhor definidos se afirmássemos que representam relação interpessoal entre dois ou mais sujeitos realizado dentro de determinadas regras”.

Através dos jogos a criança pode reviver suas alegrias, seus medos, seus conflitos, resolvendo-as a sua maneira e transformam sua realidade naquilo que desejam, internalizando regras de conduta e valores que orientarão seu comportamento, com uma proposta criativa e recreativa de caráter físico, mental e social. Muitos não valorizam, por exemplo, brincadeiras de faz de conta, que para a criança envolve valores, ela copia o que vê, e aplica de sua forma no brincar.

A criança que brinca está desenvolvendo sua linguagem oral, seu pensamento associativo, suas habilidades auditivas e sociais, construindo conceitos de relações de conservação, classificação, seriação, aptidões visuo-espaciais e muitas outras. (ANTUNES, 2003, p.19)

Ela desenvolve, ainda, sua imaginação, atenção, imitação e memória, além de amadurecer algumas competências para a vida coletiva, por meio da interação e da utilização de regras e papéis sociais. Ao brincar, a criança explora tudo o que pode naquele que lhe é oferecido, questionando ou entrevistando e buscando o que está vivenciando, explorando ao máximo, desenvolvendo-se psicologicamente e socialmente. Trabalha sua comunicação, envolvendo-se com o mundo exterior tendo liberdade de se expressar, se envolver em diferentes situações de que ela resolva. É de forma organizada, que através das atividades lúdicas com as devidas interferências, auxilia no desenvolvimento da experiência decisiva que a criança realiza ao brincar. O trabalho psicopedagógico deve ser estabelecido em função das necessidades da criança.

Segundo PIAGET (In. MOYLES, 2002), o brincar representa uma fase no desenvolvimento da inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a ACOMODAÇÃO , tendo como função consolidar a experiência passada.

No enfoque psicopedagógico, o processo de aprendizagem da criança é compreendido como um processo abrangente, implicando componentes de vários eixos de estruturação: afetivos, cognitivos, motores, sociais, econômicos, políticos. A cada processo de aprendizagem, bem como as dificuldades de aprendizagem, deixam de ser localizada somente no aluno e no professor e passam a ser vistas a partir de um processo maior, com inúmeras variáveis que precisam ser apreendidas com bastante cuidado pelos profissionais da área.

É fundamental que o processo do atendimento psicopedagógico seja baseado na construção do conhecimento e do saber por parte da criança através dos jogos. O profissional percebe a forma como a criança reage ao objeto, ao brinquedo, porque tal reação não é simplesmente um produto do processo da sua interação com o objeto no momento, mas um produto de sua história pessoal e social. Desta maneira, o atendimento psicopedagógico propicia uma forma mais aprofundada de se trabalhar com a criança, levando e consideração às necessidades específicas de cada um privilegiando a escuta do que está realmente acontecendo naquele momento.

\Corresponde à parte mais importante do trabalho, pois vai apresentar os resultados da revisão, a história do tema estudado, a opinião de especialistas, as correntes filosóficas, eventuais soluções e diagnósticos etc. Para a pesquisa bibliográfica deve-se fazer um levantamento das fontes de pesquisa disponíveis. A pesquisa pode ser feita em bibliotecas, acervos de escolas, arquivos públicos ou virtualmente, na internet em sites especializados de pesquisa.

Nas pesquisas pela internet deve-se tomar cuidado em verificar se o site utilizado é confiável, evitando-se blog ou site em que se emitem opiniões ou ideias pessoais. A revisão da literatura não é uma simples transcrição (cópia) de textos, mas uma discussão sobre as idéias, fundamentos, problemas e sugestões dos vários autores pertinentes e selecionados, demonstrando que os trabalhos foram efetivamente examinados e criticados.

Deve-se partir da ideia/problema principal e tentar, a partir da literatura especializada, defender uma ideia ou, se for o caso, conhecer mais sobre um determinado assunto. Por exemplo, o aluno pode querer estudar as idéias difundidas por Paulo Freire sobre alfabetização de adultos. Um outro aluno pode querer conhecer a influência dos trabalhos de Paulo Freire nos métodos de alfabetização utilizados atualmente.

Tanto um caso como o outro servem como temas para um TCC. No entanto, o segundo trabalho exige maior elaboração por parte do autor, já que é necessário conhecer as idéias freireanas, conhecer os princípios pedagógicos das metodologias modernas de alfabetização e, a partir de uma análise, estabelecer relações entre elas e a pedagogia de Freire.

A revisão da literatura não é uma etapa com início e fim. O que geralmente acontece é que de início se levanta e se relata uma série de textos com relação ao tema da pesquisa, mas dificilmente todos eles serão úteis para o estudo final. Assim, à medida que novas ideias vão surgindo e o projeto vai sendo redirecionado, novos textos são acrescentados. Isso significa que a revisão deve acontecer do início ao fim do TCC.

Na prática, a revisão bibliográfica implica leitura, análise e seleção de textos relevantes ao tema/problema de estudo. Para tanto, a simples leitura das fontes selecionadas não é suficiente. É importante organizar então, um fichário pessoal: constituído de fichas com dados considerados importantes pela pessoa que faz a pesquisa. Essa organização permite que o autor do TCC tenha sempre em mãos as idéias dos autores, além das informações bibliográficas que podem ser resgatadas a todo momento.

Para mais detalhes sobre os diferentes tipos de fichamento visite <http://www.monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipos-trabalhos-academicos-fichamento.htm>.

Em função das necessidades didáticas e, principalmente, de raciocínio, o item Revisão da Literatura poderá estar organizado em capítulos e, se necessário, sub-capítulos. A cada capítulo pode ser dado um titulo ou nomeação, que deverá apresentar coerência com o seu conteúdo. A quantidade de capítulos é decorrente da abrangência e da profundidade da pesquisa bibliográfica e dos objetivos específicos previamente determinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com