TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Saúde

Exames: Psicologia Da Saúde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

1. No que se refere a Psicologia da Saúde, enquanto área de atuação do psicólogo, descreva como, historicamente, a Psicologia se inseriu nesse contexto, considerando as especificidades do cenário socioeconômico das décadas de 70 e 80 bem como as novas demandas e desafios que a área de saúde vivenciou no país, considerando também as políticas de saúde e as mudanças de paradigmas no que se refere ao processo de saúde-doença.

A Psicologia da Saúde é um ramo da psicológica ainda recente, onde se visa melhor entender as demandas voltadas à saúde, tendo como objetivo promover saúde e o bem estar físico, onde não se restringe somente a centros de saúde, ambientes hospitalares, mas em todo e qualquer programa que venha enfocar o intuito de promover e proteger a saúde e assim trazer mais humanização aos atendimentos. Sendo assim, seu interesse está na forma como o sujeito vive e experimenta o seu estado de saúde ou de doença.

Com o proposito de se construir novos modelos alternativos aos hospitais psiquiátricos, na década de 70 ocorreu a inserção do psicólogo nos serviços públicos de saúde, visando um melhor resultado nos atendimentos, formados de grupos multiprofissionais, e a redução de custos.

No entanto existiram outros fatores que vieram a contribuir para que houvesse essa inserção de psicólogo no setor da saúde; Uma redução no atendimento privado, por conta da crise econômica na qual o país estava sendo afetado, e também devido a crítica à psicologia clínica tradicional, onde não apresentava significado social, e fez com que surgissem as práticas alternativas que foram socialmente essenciais.

Logo mais, a partir do dos anos 80, houve a realização de alguns concursos públicos em instituições de saúde (em redes municipais, estaduais e federais).

Deu-se início ao processo de Reforma Psiquiátrica aqui no Brasil é contemporâneo da eclosão do movimento sanitário, no fim dos anos 70, em favor de que houvesse a mudança dos modelos de atenção e gestão nas

práticas de saúde, e defesa da saúde coletiva. O Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), no qual era formado por trabalhadores integrantes do movimento sanitário, sindicalistas, membros de associações de profissionais, associações de familiares e pessoas com longo histórico de internações psiquiátricas.

Logo após veio a desinstitucionalização em psiquiatria e sua crítica ao modelos manicomiais, e revela a possível de ruptura com os antigos paradigmas, e passam a surgir as primeiras propostas e ações para a reorientação da assistência.

Neste mesmo período, é de suma importância o surgimento do primeiro CAPS aqui no Brasil, que foi na cidade de São Paulo, em 1987, onde deu-se início a um processo de intervenção (1989), da Secretaria Municipal de Saúde de Santos – São Paulo - em um hospital psiquiátrico, a Casa de Saúde Anchieta, local este onde se encontrava maus-tratos e mortes de pacientes. É esta intervenção que demonstrou uma possibilidade de construção de uma rede de cuidados efetivamente substitutiva ao hospital psiquiátrico. Neste período, são implantados os Núcleos de Atenção Psicossocial (NAPS) que funcionam 24 horas. A experiência do município de Santos torna-se assim um marco no processo de Reforma Psiquiátrica brasileira, foi a primeira grande repercussão, de que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com