TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Saúde

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Da Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Em relação a Clinica Ampliada, quais as relações da mesma com a Sala de Espera servindo como um dispositivo de saúde? Quais as vantagens desse dispositivo em relação à Política de Humanização dentro do SUS (Humaniza SUS)?

Antes de qualquer coisa, é preciso definir humanizar. Humanizar é considerado como sendo juntar valores éticos, solidariedade e respeito ao ser humano, considerando assim, a cultura, que faz parte de cada indivíduo, ou seja, as circunstâncias sociais, educacionais, étnicas e tantas outras que envolvem cada pessoa. Deve sempre considerar a integralidade do ser humano de forma acolhedora, sem preconceitos e nem distinções e pautada no contato/interação humana. Dentro do contexto da saúde, o usuário deve ser acolhido desde sua chegada (primeiro contato com o ambiente de saúde), por esse serviço que deve se responsabilizar integralmente por ele, dando espaço para o mesmo expressar suas preocupações, suas queixas, angústias e ao mesmo tempo, colocando os limites necessários, garantindo atenção e articulação com outros serviços de saúde, para que desse modo, se e quando for necessário, dar continuidade à assistência.

A humanização das relações e da assistência tem ocupado um espaço significativo nas discussões ligadas à saúde no âmbito hospitalar. “A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.” (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/area.cfm?id_ area=1342). Na busca de melhorar a qualidade de saúde no Brasil, foi desenvolvido o “Humaniza SUS”, para integrar e humanizar o atendimento, atendendo as prioridades e apostando na eficácia do sistema de saúde do país. O Humaniza SUS é uma proposta de uma nova relação entre usuários, profissionais que atendem e a comunidade que utiliza o SUS.

Parece estranho falar de humanização para seres humanos, já que humanizar deveria fazer parte na natureza do homem. Porém mostra-se relevante, no contexto atual, uma revisão das práticas cotidianas, com ênfase na criação de espaços de trabalho menos alienantes, que valorizem a dignidade do trabalhador e do usuário, cuidar de quem cuida, chamar o paciente pelo nome, acolher quem chega, individualizar a assistência frente às necessidades de cada um, ser tratado com transparência e reconhecê-lo como ser humano. Deve-se quebrar as barreiras entre profissional/paciente, utilizar tom de voz calmo e em volume normal, tratá-lo com atenção e carinho, proteger seus direitos e sua dignidade enquanto ser humano, mobilizar os vínculos de empatia, olhar para o rosto da pessoa e estabelecer contato respeitoso, utilizar-se do toque cuidadoso e ter uma visão holística do paciente. Humanização, considerando nessa perspectiva, é uma mudança das estruturas da forma de trabalhar e também das pessoas. O trabalho em saúde se humaniza quando busca combinar a defesa de uma vida mais longa com qualidade de vida para o sujeito.

O objetivo da Clinica Ampliada engloba todos esses aspectos citados de humanização e acolhimento. A Clínica Ampliada se constitui em um instrumento de atenção integral ao usuário do SUS por possibilitar uma união e atenção do aspecto biomédico, social e psicológico, ou seja, se preocupa em oferecer uma atenção completa ao paciente, vendo o sujeito como um todo, o seu histórico completo e não apenas um dos enfoques, como era no modelo antigo, o biomédico, que encarava o sujeito como a própria doença, levando em conta apenas a parte orgânica. O sujeito, também, deixa de ser apenas paciente e passa a ser atuante na busca pela saúde. A Clinica Ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com