TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Saúde E Psicologia Organizacional

Artigo: Psicologia Da Saúde E Psicologia Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia da Saúde x Psicologia Hospitalar

O objetivo da psicologia da saúde é compreender como os diversos fatores cotidianos da vida influenciam na saúde e na doença.

Atuando com três tipos de prevenção ; I prevenção primária, quando ainda não existe nenhum problema de saúde instalado, o foco é voltado para conscientização da população, para métodos de prevenção de das doenças.

Quando já existe uma demanda ou uma suspeita é chamada de Prevenção Secundaria, onde o trabalho é realizado em cima dos possíveis efeitos desfavoráveis, e na angustia da espera do resultado dos exames.

Quando a doença já está instalada no organismo chamamos de Prevenção Terciaria, atuando para depreciar o sofrimento tanto físico como o sofrimento da psique.

A psicologia hospitalar é uma especialidade exclusiva brasileira, focada nos âmbitos secundários e terciários, atuando nas variadas instituições de saúde realizando diversas atividades relacionadas a atendimentos grupais ou individuais.

Em outros países a especialidade esta ligada a pratica e não no local em que atua. O trabalho da psicologia hospitalar é especializado no que se refere ao restabelecimento do estado de saúde do doente, tentando controlar os sintomas que prejudicam o bem estar.

No Brasil a formação do psicólogo é voltada para o modelo clinico individual, onde nem todos tem acesso.A população de classe baixa, miserável de mãos calejadas, que estão expostas a fome, a todos os tipos de violência, preconceito entre diversos fatores que intensificam o sofrimento da psique e fazem parte do cotidiano brasileiro ficam desamparadas ....ealidade bem distante da formação do psicólogo brasileiro, a nossa realidade é bem diferente do que é explicado na teoria, o que resultando em profissionais sem estrutura para realizar um trabalho de acordo com a nossa necessidade.

Para prepararmos melhor os psicólogos ás realidades e necessidades brasileiras, segundo (Almeida, 2000; Kerbauy, 2002) um dos primeiros passos seria a inserção do psicólogo em equipes de saúde interdisciplinares, esse poderia ser o começo de tudo.

É importante lembrar que a psicologia da saúde não é uma especialidade brasileira e sim a psicologia hospitalar sendo uma especialidade exclusiva brasileira, e que as duas não são sinônimos, pois a psicologia da saúde abrangeria a prevenção primaria, focando de modo primordial na prevenção, alertando antes que algum problema de âmbito sanitário se instale indo além do trabalho dentro dos hospitais, já a psicologia hospitalar é focada nos fatores secundários e terciários realizando atividades diversas de atendimentos individuais e grupais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com