TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Comportamento Organizacional

Dissertações: Psicologia E Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 4

PESQUISA FEITA EM UMA LOJA DE MOVEIS, GAZIM.

Os resultados da pesquisa aqui efetuada mostram que, apesar da existência de programas motivacionais atualmente na organização, incentivos financeiros e trabalhistas, os empregados não se sentem plenamente satisfeitos em relação às condições vivenciadas no ambiente de trabalho, em nenhum quesito pesquisado foi registrado 100% de satisfação dos funcionários. A satisfação é intrínseca, e por isso, não pode ser comprada ou importada pela organização, apenas estimulada, seja por meio de condições físicas de trabalho adequadas ou por incentivos financeiros e/ou sociais.

Por isso, é muito importante o monitoramento dos funcionários, pois é através dele que a empresa poderá melhorar os fatores (fatores externos, fatores internos, fatores intrapessoais, etc.) que de alguma forma são responsáveis pela satisfação ou insatisfação do funcionário. É a partir dessas ações que o empregado passa a perceber sua importância para organização, sentir-se valorizado e, por conseguinte, auto-realizado, gerando não apenas satisfação para ele, mas também, tornando-se eficiente e mais produtivo para empresa. Por fim, verifica-se uma crescente tendência dada a essa nova temática pelas organizações, o que pode sugerir novos estudos nesta área.

HISTORIA DE SATISFAÇÃO. PESQUISA FEITA COM UMA FUNCIONARIA QUE TRABALHA NO CAIXA DA LOJA.

Uma funcionaria relatou que a maior satisfação dela pela empresa é a oportunidade que eles dão para as pessoas que desejam cursar um nível superior, pois a empresa paga 50% da faculdade e isso é um ponto muito positivo, a funcionaria disse que seu sonho era fazer uma faculdade mas não tinha condições financeira, mas ela tinha um sonho de um dia conseguir entrar nessa empresa para seus estudos tornarem realidades.

HISTORIA DE INSATISFAÇÃO. PESQUISA FEITA COM UM VENDEDOR DA LOJA.

O vendedor pensa que a empresa exige muito dos funcionários, pois trabalham enzima de vendas, se o vendedor não conseguir a meta estipulada por três meses seguidos cai sua comissão, já se for o vendedor que, mas vender vai para destaque, destaque da loja significa um quadro do vendedor com sua foto na parede da loja escrito campeão em vendas do mês. Na opinião do vendedor às vezes o vendedor que, mas vendeu no mês não significa que ele é o melhor ele diz que às vezes foi sorte de pegar um cliente bom que foi exclusivamente para comprar e não para pesquisar.

O QUE É MOTIVAÇÃO?

Motivação é um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem de onde sai à motivação, e o que ocorre quando as pessoas não são motivadas. Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para conseguir seus objetivos.

A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.

Motivação é o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.

Assim, a motivação no trabalho influencia a disposição que o funcionário de uma empresa tem para cumprir as suas tarefas. Quanto mais motivado está, melhor vai cumprir o seu trabalho.

Na área da psicologia, Maslow e McClelland criaram suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com