TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Das Organizações

Dissertações: Psicologia Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Atualmente é exigido muito mais do que as funções básicas de gerência para administrar uma empresa. Para desenvolver outras funções que vão ajudar no processo de administração de uma empresa é utilizada a psicologia e o seu objetivo principal é conhecer o ser humano. Essa meta só pode ser alcançada por meio de pesquisa do comportamento. Pois, os líderes precisam de uma boa capacidade de diagnóstico capaz de fazer uma análise das exigências do ambiente, e ter a capacidade de adaptar seu estilo de liderança para atuar neste meio.

O objetivo principal da Psicologia da Organização é pesquisar o comportamento humano dentro da empresa ou organização. Ela estuda a inter-relação dos indivíduos na empresa e as diversas variáveis que interferem neste intercâmbio de estrutura e comportamento, ou seja, interessa-se pela conduta no trabalho, nas relações entre os grupos e nas relações de todos estes com a estrutura e função geral da organização em que os indivíduos trabalham. Toda ação no ambiente de trabalho produz consequências no campo das relações interpessoais (são as chamadas áreas de conflitos).

O comportamento humano nas organizações

De acordo com as características próprias de sua personalidade, cada pessoa age e reage de determinada maneira aos fatos e acontecimentos cotidianos, no âmbito pessoal e/ou profissional, tomando decisões que julga serem corretas ou mais adequadas em cada situação, mediante seu livre arbítrio.

A Psicologia aplicada à Administração

Contestando os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, princípios gerais de Administração, entre outros, a Teoria das Relações Humanas, corrente surgida após a Segunda Guerra Mundial, que substituiu o homo economicus pelo homem social, recorre a novos parâmetros, tais como motivação, comunicação, organização informal e dinâmica de grupo, para dominar o repertório administrativo. Nesse novo cenário, o psicólogo e o sociólogo substituem o engenheiro e o técnico nas organizações empresariais: a ênfase nas pessoas se impõe sobre a ênfase nas tarefas.

O indivíduo e o grupo

Diante do que foi exposto anteriormente, observa-se que as pessoas carregam em si vários traços, emoções e sentimentos, além de aspectos culturais, conjunturais e estruturais que as diferenciam dos demais indivíduos. E isso reflete no grupo de trabalho e na organização. Todavia, no exercício de sua profissão, o que se espera é que todos consigam criar um ambiente de trabalho produtivo, agradável o quanto for possível e acima de tudo onde o crescimento pessoal e profissional possam advir concomitantemente. Vários conceitos de homem já foram abordados. Cada um deles delineia um aspecto pelo qual o indivíduo pode ser categorizado ou analisado, e pelo qual se espera determinado comportamento ou resultado eficiente e eficaz em suas ações cotidianas, sobretudo profissionais. Um outro conceito, o de homem funcional, será utilizado aqui, distante porém de esgotar as possibilidades de se enquadrar teoricamente os diferentes posicionamentos e papéis desempenhados pelo indivíduo na sociedade. Pelo conceito de homem funcional utilizado pela Teoria de Sistemas, pode-se conceber o comportamento do indivíduo de acordo com o papel desempenhado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com