TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Educaçao

Artigos Científicos: Psicologia E Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

2ª ETAPA

1) Como lidar com o aluno quieto, porém, não participativo e com dificuldade de aprendizagem?

Professora Liete Eugenia da Silva Santos, profª mediadora da E.E. Prof. José Mazella.

Aplica-se um teste para a sala inteira fazendo com que o aluno não perceba que está sendo analisado, para verificar o grau de sua dificuldade. Após o resultado do teste conversa-se com o aluno para saber quais são as causas de sua falta de participação, se são por motivos familiares ou algum caso que ocorreu em sala de aula e causou essa quietude, ocasionando assim uma dificuldade de aprendizagem.

Professora Renata (...) da Escola Dinâmica.

Chamo o aluno para ficar o mais próximo durante as atividades, selecionando as atividades de sua dificuldade.

Ambas as respostas têm ligação com o Construtivismo de Piaget, pois, nesta situação o professor deixa de ser alguém que transmite conhecimento e passa a ser um mediador e investigador em ação.

Em sala de aula ele observa seus alunos: como utilizam os recursos cognitivos, como atendem e percebem os dados de um problema, como os processam, analisam, comparam, que estratégias criam para elaborar, planificar e antecipar as respostas e como fazem uso de procedimentos de verificação e de controle para experimentarem as respostas ou soluções.

A partir dessas observações o professor terá o perfil cognitivo de seus alunos, conhecendo suas habilidades mais desenvolvidas e as menos desenvolvidas.

Assim, irá elaborar seu plano de aula baseado no desenvolvimento ou aprimoramento dessas habilidades, sempre incentivando a reflexão crítica, sem dar respostas prontas, mas guiando o aluno de forma que este busque as respostas.

Se fosse analisada pelo conceito da Psicanálise seria pesquisado qual o trauma que esse aluno sofreu (um ato vergonhoso, xingos na sala de aula) fazendo com que ele apresente essa quietude, e através de conversas, do exercício de trazer do inconsciente para o consciente o que aconteceu, o aluno poderia superar esse trauma.

Através do Behaviorismo seria analisado o comportamento respondente ou reflexo, que faz com que esse aluno ao chegar à escola fique quieto, não participe das aulas, causando assim sua dificuldade de aprendizagem, após feita essa análise seria explicado qual é o estímulo no ambiente que faz com que esse aluno mude seu comportamento, para depois o professor tomar alguma atitude para alterar esse quadro.

Segundo Gestalt, primeiramente o professor deve analisar a situação e estabelecer fatos de suposições, ao realizar as premissas inicias, ele deve buscar entender as partes isoladas, após esta analise ele deve somá-las e estudar o conteúdo como um todo. Esta verificação deve buscar emergir o entendimento do motivo da quietação do aluno, em seguida tentar envolvê-lo com os outros de maneira natural para que ele possa ganhar confiança e superar seus medos e dificuldades, este processo pode ser lento, porém eficaz. Com a participação do aluno cada vez mais frequente o professor deve iniciar um processo de adaptação de seus ensinamentos com o aluno, pois cada indivíduo possui suas adversidades, sendo elas sociais e/ou culturais que influenciam diretamente em seu âmago, portanto o professor deve possuir a arte de ensinar.

Vygotsky

2) Como lidar com o aluno indisciplinado, porém com facilidade de aprendizagem?

Professora Liete Eugenia da Silva Santos, profª mediadora da E.E. Prof. José Mazella

Primeiramente conversa-se com o aluno reconhecendo o seu bom desempenho e sua facilidade de aprendizagem, aplicam-se atividades extras, depois informa que seu mau comportamento está atrapalhando os demais alunos, que por ventura não possuem a mesma facilidade de assimilar os conteúdos aplicados.

Professora Renata (...) da Escola Dinâmica

Procuro dar uma atividade extra ou peço para que ele auxilie outro colega com dificuldade, sempre o orientando.

Ambas as respostas têm ligação com o Behaviorismo, pois neste caso é aplicado um reforço negativo ao dizer para o aluno que seu comportamento está atrapalhando os demais colegas da sala, e um reforço positivo no ato de auxiliar os outros alunos e do professor reconhecer sua facilidade de aprendizagem.

Se fosse analisada pelo conceito da Psicanálise seria pesquisado qual o trauma que esse aluno sofreu (falta de atenção, descaso de alguém) fazendo com que ele apresente essa indisciplina para chamar atenção de alguém, e através de conversas, do exercício de trazer do inconsciente para o consciente o que aconteceu, o aluno poderia melhorar seu comportamento.

Através do Construtivismo de Piaget uma das causas da indisciplina e inquietude em sala de aula se dá pelo fato da criança ficar acostumada a ser valorizada quando obtêm sucessos, cujos pais valorizem a competitividade ao invés de solidariedade, a criança não se envergonhará em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com