TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Profissão

Trabalho Escolar: Psicologia E Profissão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

A PSICOLOGIA NEM SEMPRE EXISTIU; É UMA CRIAÇÃO DA MODERNIDADE

A Psicologia não existiu sempre. Nasceu na sociedade moderna, fruto do desenvolvimento da individualidade. A Psicologia não foi um conhecimento sempre existente ou necessário. A Psicologia surge com a modernidade. Surge com o desenvolvimento do capitalismo. Surge com o desenvolvimento do indivíduo e com o sentimento de “eu” que o acompanhou. Vamos ver isto:

A ordem feudal estava baseada em uma perspectiva de mundo estável, organizado, hierarquizado, no qual as verdades estavam dadas e eram decorrentes da vontade divina. O mundo estava pronto e aos homens cabia mantê-lo; a verdade estava dada, cabendo ao homem adotá-la. Uma casa para a fábrica, modificando o caráter da vida pública. A casa vai se tomando lugar reservado à família, que dentro da casa, vai também dividindo espaços e permitindo lugares mais individuais e privados. A educação das crianças, tomada como tarefa da comunidade, vai passando a ser de responsabilidade da família e do Estado.

A noção de eu e a individualização vão nascendo e se desenvolvendo com a história do capitalismo. A idéia de um mundo "interno" aos sujeitos, da existência de componentes individuais, singulares, pessoais, privados vai tomando força, permitindo o desenvolvimento de um sentimento de eu. A necessidade de uma ciência que estude este sentimento e este fenômeno também é resultado deste processo histórico. A Psicologia ia se tornando necessária.

Hoje, nossa sociedade se apresenta vigorosamente individualizante e individualista. Desenvolvemos uma noção extremada de individualidade, de privacidade, de eu. A Psicologia é uma ciência que responde à necessidade de darmos conta deste "eu", de sua relação com o mundo, de sua dinâmica, de seus sofrimentos.

Essa rápida retomada histórica nos serve aqui, para afirmarmos a idéia de que a Psicologia não está pronta, não esteve sempre na sociedade corno um conhecimento necessário; a Psicologia se desenvolveu como ciência conforme a vida social foi exigindo este tipo de saber e fazer. É nesse processo histórico que ela vai também se diversificando e criando novas áreas de saber. Vai se especializando, conforme se instala, institui e insere na sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com