TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Religião

Dissertações: Psicologia E Religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia e a Religião

Ah duvida sempre é, sobre o que á Psicologia se trata? Que tipo de religião se considera? Que tipo de relação entre uma e outra se quer investigar? Existem Psicologia, Religião, Psicologia e Religião e Psicologia da Religião...

A Psicologia da Religião, assim, apesar do nome, não estuda propriamente a religião, mas a relação do ser humano com a religião seja ela qual for, tanto de adesão como de afastamento, de modo a serem estudados tanto o comportamento dos religiosos como o comportamento dos não religiosos. Há muitos métodos que são empregados para se estudar o comportamento religioso dependendo do objetivo da pesquisa e do objeto estudado, os psicólogos da religião podem querer estudar a crença religiosa de uma pessoa em particular ou de algumas pessoas de um mesmo grupo religioso ou podem fazer seus estudos recorrendo ao método clínico, para a análise do tal comportamento.

A Psicologia trata da psique, a autonomia da psicologia é basicamente a capacidade do sujeito de agir e decidir qual campo seguir da religiosidade e da sexualidade... Já a religião é relacionada à fé e alma, a religião nos dá orientações para uma vida mais saudável psicologicamente e isso é uma ‘’forma’’ de Psicologia. Já a psicologia em si também se interessa por estudos religiosos... A função psicológica é dar apoio para quem não tem equilíbrio e autossuficiência de pensamento.

A religião também torna as pessoas mais mansas e passivas, a espera de algo de fora que resolverá seus problemas, como a unção da igreja ou a fé de cada ser humano, onde a fé pode ser considerada um fenômeno psicológico, mas o termo é mais amplo.

Fenômenos psicológicos, de uma forma bem simples, são todas as funções psíquicas, ou seja, o pensamento, as emoções, a percepção, as sensações, a linguagem. Como o comportamento religioso é complexo, é fundamental que as várias perspectivas teóricas da Psicologia possam somar-se, no sentido da abranger os, sempre que possível para ajudar nos processos psicológicos envolvido nesse comportamento.

Enfim, a psicologia tem a ver com nosso comportamento, nossas carências, nossas perdas... Então entra a religião que nos mostra a fé, onde você supera mais fácil estas perdas, mágoas e trabalha melhor o perdão.

Vamos dizer que temos que aceitar a psicologia como pensamento, para chegar à conclusão da raiz, da origem da fraqueza, do desânimo ou outras experiências, mas o espírito só se eleva com a fé.

São próximas, a psicologia e religião, mas a psicologia estuda suas ações e reações por traumas ou perdas... Porem a fé ( religião ) lhe dá forças, esperança de ser mais gente, de saber que não é perfeito e aprender a lidar com isso.

CONCLUSÃO

Psicologia é a maneira de como pode ajudar a definir a sua vida e o comportamento que você decide ter, é como se você fosse explicar a existência... Porem ah psicologia é combinada com a religião, com a fé, com o limite que é imposto pelo temor a Deus, você adquire sua ideologia de vida, norteia o caminho a seguir, sempre levando em consideração seu eu físico com sua condição espiritual. Com certeza, andam juntas, pois significam questionar, duvidar, como forma de tentar evoluir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com