TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Serviço Social

Por:   •  30/9/2013  •  3.151 Palavras (13 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação à Distância

DISCIPLINA: Psicologia Social

4º Semestre - Serviço Social

Discentes:

Karina Nunes Sampaio RA: 353259

Nadiege Torres Ribeiro RA: 357606

Patrícia de Brito Paim RA: 371823

Selma Moura Ribeiro RA: 381492

Aquidauana, 17 de Setembro de 2013

Introdução

Esta ATPS é uma atividade desenvolvimento da disciplina de Psicologia Social e Serviço Social, tendo como objetivo demonstrar alguns conflitos sócias pertinentes em nosso cotidianos cotidiano e existente no filme Tropa de Elite: violência e a corrupção. A violência por conta da falta de segurança publica mostrada no filme, tem os policiais que eram pagos para fazer a segurança do local se tornam impacientes e intolerantes, a equipe do BOPE, que de qualquer maneira querem fazer justiça com as próprias mãos, causando violência desnecessária, como surras, ameaças, pancadas, linchamentos, levando traficante e usuário de drogas às vezes até a morte como notado em cenas do filme, sendo assim podemos notar que o tratamento dados aos traficantes era dados aos moradores que ali vivem, eram obrigados a obedecer à ordem do considerado dono da favela o “traficante maior” e a pressão violenta do BOPE.

Buscamos neste trabalho, desenvolver uma reflexão sobre o papel do Assistente Social e Psicólogo em referidas circunstância ocorridas pelas ações refletidas no filme buscando entender e compreender o papel destes profissionais em certos conflitos. Entendo a interpretação destes conflitos segundo ao filme assistido.

DESENVOLVIMENTO

Nesta ATPS, pretendemos fazer um paralelo entre predefinições de conceitos de cultura e suas influencias, buscamos no entanto compreender este conceito tão estimado e simples de ser entendido, porem extremamente complexo sua definição. Definir cultura em um âmbito único, é extremamente atípico pois podemos afirmar que definição do que é cultura, é mais amplo do que imaginamos, temos certeza que teria aproximadamente 200 conceitos pré definidos e defendidos por teóricos da área.

Analisando em âmbito geral do que seria cultura, podemos verificar que cultura surge na Grécia antiga em Atenas, e estava relacionada a civilização, mas somente anos posteriores que retomam a este debate para definição do seu conceito.

No século XIX, que se inicia uma grande discussão do que é cultura, primeiramente levantam-se questionamentos entre concepção d cultura para os Alemães e para os Franceses, onde ambos apresentam concepções extremamente diferentes uma da outra, vejamos na concepção alemã é uma noção particularista de cultura, cultura como alma do um povo, conjunto de conquistas artísticas já na concepção francesa é uma concepção eletiva da nação,esta relacionado a idéia de unidade do gênero humano, onde essa unidade supera a diversidade, e assim se fossemos definir cultura no contexto histórico ficaríamos estudando mas concepções.

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com