TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Serviço Social

Trabalho Universitário: Psicologia E Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  3.151 Palavras (13 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação à Distância

DISCIPLINA: Psicologia Social

4º Semestre - Serviço Social

Discentes:

Karina Nunes Sampaio RA: 353259

Nadiege Torres Ribeiro RA: 357606

Patrícia de Brito Paim RA: 371823

Selma Moura Ribeiro RA: 381492

Aquidauana, 17 de Setembro de 2013

Introdução

Esta ATPS é uma atividade desenvolvimento da disciplina de Psicologia Social e Serviço Social, tendo como objetivo demonstrar alguns conflitos sócias pertinentes em nosso cotidianos cotidiano e existente no filme Tropa de Elite: violência e a corrupção. A violência por conta da falta de segurança publica mostrada no filme, tem os policiais que eram pagos para fazer a segurança do local se tornam impacientes e intolerantes, a equipe do BOPE, que de qualquer maneira querem fazer justiça com as próprias mãos, causando violência desnecessária, como surras, ameaças, pancadas, linchamentos, levando traficante e usuário de drogas às vezes até a morte como notado em cenas do filme, sendo assim podemos notar que o tratamento dados aos traficantes era dados aos moradores que ali vivem, eram obrigados a obedecer à ordem do considerado dono da favela o “traficante maior” e a pressão violenta do BOPE.

Buscamos neste trabalho, desenvolver uma reflexão sobre o papel do Assistente Social e Psicólogo em referidas circunstância ocorridas pelas ações refletidas no filme buscando entender e compreender o papel destes profissionais em certos conflitos. Entendo a interpretação destes conflitos segundo ao filme assistido.

DESENVOLVIMENTO

Nesta ATPS, pretendemos fazer um paralelo entre predefinições de conceitos de cultura e suas influencias, buscamos no entanto compreender este conceito tão estimado e simples de ser entendido, porem extremamente complexo sua definição. Definir cultura em um âmbito único, é extremamente atípico pois podemos afirmar que definição do que é cultura, é mais amplo do que imaginamos, temos certeza que teria aproximadamente 200 conceitos pré definidos e defendidos por teóricos da área.

Analisando em âmbito geral do que seria cultura, podemos verificar que cultura surge na Grécia antiga em Atenas, e estava relacionada a civilização, mas somente anos posteriores que retomam a este debate para definição do seu conceito.

No século XIX, que se inicia uma grande discussão do que é cultura, primeiramente levantam-se questionamentos entre concepção d cultura para os Alemães e para os Franceses, onde ambos apresentam concepções extremamente diferentes uma da outra, vejamos na concepção alemã é uma noção particularista de cultura, cultura como alma do um povo, conjunto de conquistas artísticas já na concepção francesa é uma concepção eletiva da nação,esta relacionado a idéia de unidade do gênero humano, onde essa unidade supera a diversidade, e assim se fossemos definir cultura no contexto histórico ficaríamos estudando mas concepções.

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.

Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.

A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

Cultura pode ser definida como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instruções em determinado grupo. Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimônias religiosas e as ocupações dos tempos livres. Abrange também os bens que criam e que se tornam portadores de sentido para eles – arcos e flechas, arados, fábricas e máquinas, computadores, livros, habitações.

No filme Tropa de Elite (Brasil, 2007, direção Jose Padilha), onde retrata sobre o BOPE, e suas influencia no tráfico e na marginalidade do Rio de Janeiro, podemos notar que em primeiro momento o filme retrata a questão do tráfico nas favelas do Rio de Janeiro, onde demonstra nitidamente as questões culturais apresentada pelas favelas e suas características. Podemos observar em um primeiro momento que, o trafico é um pro filme o principal conflito a ser resolvido, porem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com