TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Serviço Social

Monografias: Psicologia E Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.606 Palavras (11 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL.

CLEUSA GONÇALVES DUARTE - RA: 6790427209

MARIA TEODORA S. SANTANA - RA: 6572292378

SANDRA FERREIRA DA SILVA - RA: 6377228176

TAMARA APª DOS SANTOS BRAZ - RA: 7304545981

PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

TUTORA Á DISTÃNCIA: Prof.ª Elenrose A. da S. Pedroso Coelho

JUNDIAI- 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................3

DIFERENÇAS ENTRE HOMENS E ANIMAIS.................................................4

CULTURA E AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME TROPA DE ELITE..................................................................................6

O SERVIÇO SOCIAL E OS CONFLITOS SOCIAIS.........................................7

BOPE.....................................................................................................................8

ANÁLISE DO FILME TROPA DE ELITE........................................................10

CONCLUSÃO.....................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................13

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo identificar as diferenças e semelhanças entre o homem e outros animais, entre comportamento e comportamentos em grupo,assim como reconhecer as manifestações culturais do ser humano,alem de como entender os mecanismos sociais que podem interferir na vida psíquica como social na vida dos indivíduos, para tais conclusões será feita a analise do filme tropa de elite.

O filme foco embate do dia-a-dia de policiais contra traficantes e conflitos bastante marcantes, o BOPE, querendo acabar com o trafico, porem a medida necessária para combater a violência é mais violência, o que torna indistinguíveis criminosos e policiais.

O presente trabalho mostrará a realidade social vivenciada nos dias atuais fazendo com que os profissionais desta área tenham na sua formação, capacidade de refletir criticamente sobre os acontecimentos de cunho econômico, social e psicológico que ocorrem na sociedade; também irá fazer uma analise estrutural do grupo dos policiais do Bope (Batalhão de Operações Polícias Especiais); Mostrando também a relação de poder dos polícias, diante dos conflitos sociais; e as demandas trabalhadas pelo filme que é a corrupção dos polícias e o tráfico de drogas na favela do Rio de Janeiro; exemplos que vemos na mídia, principalmente nos jornais, sobre as consequências de uma sociedade que precisa ser mais igualitária. No Brasil, temas como o uso de drogas e a corrupção na política são recorrentes; tudo isso acaba trazendo alguns efeitos sérios à população. Desta forma, alguns conceitos importantes da Psicologia Social. Veremos a compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio histórico, no cenário internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade; a identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social.

DIFERNÇAS ENTRE HOMENS E ANIMAIS

O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento.

O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.

O homem através de sua inteligência e capacitação chega a atingir as coisas sensíveis e corporais e também as realidades imateriais e incorporais. Como por exemplo: a verdade, o tempo, o espaço, o bem, a virtude etc.

O homem, através das suas diferenças defronta-se com seu comportamento, pois o homem é um ser surpreendente; sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. A palavra “razão”é o que predomina em seu vocabulário.

Hoje é lamentável a forma em que o homem vive, ele se destrói a cada minuto, tanto de uma forma carnal, como espiritual.

Hoje, nós podemos dizer que o homem luta contra si mesmo. Ele mesmo fabrica armas contra si, bombas atômicas não respeitam nem seu corpo, nem sua própria vida, ele, tão ganancioso, que pode um dia chegar ao ponto de se destruir totalmente, como já fez com várias espécies animais, com as florestas, e como ela, a fauna. Ele, na realidade, é o maior inimigo da natureza.

Os animais, considerados como um ser irracional, por mais que possamos pensar que ele é um ser livre, realiza seus atos impelidos pelas suas sensações, pelos apetites e pelo instinto natural, para um fim de que ele mesmo ignora e cujas consequências não consegue nunca prever.

Os animais também são seres inteligentes, mas sempre se reduz à sensibilidade, é um ser que age de acordo com seu instinto, porém seus sentimentos são fortes e puros em relação ao homem.

Os animais não visam um conhecimento para o futuro, mas vivem a realidade do momento, se expressam de uma maneira natural para a vida.

Os animais são na verdade seres organizados, dotados de um sentimento profundo e expressam essa forma de vida aos olhos dos homens que não entendem, nem compreendem e nem respeitam um ser que é tão lindo e natural, independente de sua espécie.

Conclusão:

O homem domina todo espaço que encontra, ele infelizmente interfere até no espaço animal. O homem sempre visa o seu objetivo, sem se importar se irá destruir outras vidas, o homem ao mesmo tempo em que constrói, destrói tudo num simples piscar de olhos, o homem fez deste mundo um barril de pólvora que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com