TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Experimental

Trabalho Universitário: Psicologia Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 4

Discussão

No primeiro procedimento, Nível Operante, foram registrados os comportamentos emitidos pelo sujeito experimental, como: A, F, E , P , L e RPB. Para Skinner, era necessário ter conhecimento de quais comportamentos faziam parte do repertório do sujeito antes da efetivação do condicionamento, ou seja, saber seus comportamentos naturais. Outro objetivo deste procedimento é determinar a frequência de pressão à barra, se houver este comportamento (Millenson, 1975). O animal não pressionou a barra nenhuma vez.

O Treino ao Bebedouro consiste em fazer o sujeito experimental associar o ruído do bebedouro com a apresentação de água (Reese, 1973). O animal associou ruído do bebedouro à apresentação de água na segunda sessão, a que foi considerada válida. Este exercício confirma a teoria de Watson a qual se refere que quase todo comportamento é resultado de condicionamento, sendo este moldado pelo ambiente reforçando hábitos específicos através de reforços positivos (Whittaker, 1977).

O exercício de Modelagem consistiu em reforçar positivamente os comportamentos do sujeito experimental que se aproximassem do comportamento final esperado, que era a resposta de pressão à barra, ou seja, consiste no reforçamento das variações de respostas que se direcionam á ação desejada pelo experimentador (Atkinson et al., 1995). Em um curto intervalo de tempo o comportamento de pressão à barra, que ainda não tinha sido efetivado pelo sujeito nos procedimentos anteriores, foi apresentado 21 vezes durante o exercício de modelagem, afirmando desse modo as teorias de que é possível “modelar” o comportamento animal através de reforços positivos sempre que esta se aproximar do resultado final esperado (Whaley & Malott, 1980). Esses comportamentos como: focar a barra, farejar a barra, colocar a pata na barra, deixam de ser reforçados quando o próprio comportamento final seja condicionado.

No CRF todas as respostas de pressão à barra são reforçadas, levando desse modo a obtenção de uma taxa consideravelmente maior de RPB do que todos os outros procedimentos, confirmando assim a afirmação de Reese que o modo mais rápido de estabelecer um determinado comportamento é reforçando todas as repostas, motivando assim o animal (Reese, 1975). Foram apresentadas 324 respostas de pressão à barra.

No Exercício de Nível de Saciação, foi analisada a quantidade de água necessária para que esta deixasse de servir, temporariamente, como reforçador para o sujeito experimental, sendo consequência da saciação deste, confirmando desse modo a teoria de Resse de que a força de uma resposta pode diminuir decorrente ao reforçamento contínuo, quando o vigor da resposta decresce é chamado de saciação. (Resse, 1966).

No procedimento de Extinção de Resposta de Pressão a Barra o sujeito apresentou altas taxas de resposta no início do exercício, porém ao longo do tempo, não sendo liberado do reforço, o sujeito experimental diminui, de forma gradual, a resposta de pressão à barra. Esse processo de decrescimento é explico por Thorndike como o declínio da satisfação do animal para realizar a determinada tarefa. Ainda seguindo as teorias de Thorndike, ele determina a lei do efeito, que considera os comportamentos em termos de associações (relações estímulo-resposta),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com