TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de psicologia experimental

Por:   •  20/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.029 Palavras (13 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 13

        PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS        [pic 1][pic 2][pic 3]

Campus Poços de Caldas

Curso de Psicologia

Amanda Kempers de Almeida Marques
Aritha Silva Oliveira

        

OS EFEITOS DA REAPRESENTAÇÃO DO REFORÇO SOBRE O COMPORTAMENTO DE PRESSÃO À BARRA DO SUJEITO EXPERIMENTAL PRIVADO DE ÁGUA POR 48 HORAS

        

Poços de Caldas

2014[pic 4][pic 5][pic 6]


[pic 7]

Amanda Kempers de Almeida Marques
Aritha Silva Oliveira

[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

OS EFEITOS DA REAPRESENTAÇÃO DO REFORÇO SOBRE O COMPORTAMENTO DE PRESSÃO A BARRA DO SUJEITO EXPERIMENTAL PRIVADO DE ÁGUA POR 48 HORAS

Relatório apresentado á disciplina de Fundamentos da Psicologia Experimental  ao curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientadora:Regiane  de Souza Quinteiro.

Poços de Caldas

2014[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4 1.1 Objetivo........................................................................................................5

2 MÉTODO..........................................................................................................5 2.1 Sujeito...........................................................................................................52.2 Equipamentos e Materiais...........................................................................6

3 PROCEDIMENTOS.............................................................................................63.1 Procedimento Geral.....................................................................................73.2 Procedimento Específico............................................................................73.2.1 Fortalecimento Operante.........................................................................73.2.2 Extinção.....................................................................................................8

3.2.3        Refortalecimento operante.....................................................................8

4 RESULTADOS.................................................................................................9

5 DISCUSSÃO...................................................................................................11

 ANEXOS...........................................................................................................14


[pic 23]

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta um relatório vinculado a estudos realizados no laboratório da clínica-escola de psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais- campus Poços de Caldas e tem como objetivo observar e modelar o comportamento do sujeito experimental. Sujeito este que foi submetido aos procedimentos de fortalecimento e extinção.

         Segundo De Rose (1997), o termo comportamento refere-se à interação dos organismos (inclusive o homem) com o ambiente e é imprescindível para o funcionamento e sobrevivência do organismo. O reforço aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer.

No caso do presente experimento, a água é um reforçador para o sujeito experimental.

O conceito de “Comportamento Operante” foi cunhado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. Este se refere ao procedimento através do qual é modelada uma resposta (ação) no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de o comportamento ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for aversivo, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. (Skinner 1972)

As respostas que gerem mais reforço em média tendem a aumentar de frequência e se estabelecer no repertório, ou seja, tendem a ser novamente emitidas. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da frequência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

É importante saber que a extinção é um procedimento que consiste em não reforçar uma resposta sendo que, como consequência, essa resposta irá diminuir de frequência ou até mesmo poderá deixar de ser emitida. Ou seja, assim como podemos instalar comportamentos, podemos "descondicionar uma resposta".

Skinner trabalhou nesse processo de eliminação dos comportamentos indesejáveis ou inadequados e acabou denominando-os como extinção. (Skinner 1953)

O procedimento de extinção é definido por Keller e Schoenfeld (1968) como a força de um comportamento operante condicionado que pode ser reduzida pela não apresentação do reforço.

Deste modo, o foco deste relatório está no refortalecimento operante, que foi o procedimento realizado após o de extinção. É o momento em que o reforço (apresentação de água) é reapresentado ao sujeito experimental com o intuito de confirmar se a resposta de pressão à barra é realmente mantida após o sujeito experimental ter tido o reforço (apresentação de água) extinto.

 O experimento foi dividido em fases, sendo elas: nível operante, treino ao bebedouro e modelagem, fortalecimento operante, extinção e refortalecimento operante. Neste relatório serão observados e discutidos os comportamentos emitidos pelo sujeito nas fases de fortalecimento operante, extinção e refortalecimento operante.

  1. OBJETIVO

Verificar os efeitos da reapresentação do reforço sobre o comportamento de pressão à barra do sujeito experimental privado de água por 48 horas.

2 MÉTODO

2.1 Sujeito

 

Foi usado o sujeito experimental do tipo Rattus Novergiais de linhagem Wistar, de gênero macho, com aproximadamente 85 dias, pesando em torno de 180 gramas e não ingênuo ao procedimento.O sujeito experiemental fica sob uma privação de 48 horas de água,é identificado pela caixa de número 12 sem marca e com o nome de Tonico. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (317.3 Kb)   docx (121.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com