TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Geritrica

Trabalho Universitário: Psicologia Geritrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

Anny -Psiquiatria Geriátrica

A Psiquiatria Geriátrica, ramo progressivamente autônomo, procura dar resposta aos problemas postos pela saúde mental no envelhecimento. Na idade sénior, há fortes probabilidades de aumentar o número de perturbações mentais, muitas delas ligados às perturbações fisiológicas. As barreiras aos cuidados geriátricos podem ser tremendas, visto que, em muitos casos, a depressão e a ansiedade são consideradas normais na idade sénior e médicos sem formação psiquiátrica ou geriátrica podem ter grande dificuldade em fazer a distinção entre alterações normais do envelhecimento e sinais de perturbação mental. A Psicologia exerce importante papel dentro da equipe multiprofissional que atende o paciente geriátrico, podendo determinar o tratamento, diagnóstico e prognóstico, além de acompanhar e monitorizar mudanças de comportamento decorrentes das fases de determinada doença.É importante reconhecer que como a vida não é ilimitada, as pessoas não podem manter-se no topo até a morte. O declínio e o recolhimento são inevitáveis e de certa forma construtivo.O papel do Psicólogo é relevante, já que a velhice traz consigo um maior risco da vulnerabilidade e das disfunções. O Psicólogo pode atuar na avaliação e na reabilitação cognitiva; na Psicoterapia de idosos, familiares e cuidadores; na área da informação da população acerca do envelhecimento e suas conseqüências, dentre outras funções.A Psicologia oferece contribuições importantes à compreensão dos processos, à avaliação comportamental e à reabilitação. No campo do tratamento e da reabilitação é comum, hoje, pensar em ações multiprofissionais. [...] oferecer alternativas de ajuda aos familiares de idosos acometidos de doenças que causam incapacidade física e cognitiva, organizando grupos de apoio emocional, de informação e de auto-ajuda.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: O Ciclo de vida completo ( Erik h. Erikson);

www.psicologafatima.com.br;

Cidimar – Psicologia Acompanhamental

O acompanhamento terapêutico, mas conhecido como (at) chegou ao Brasil entre 1960 e 2003, como objetivo de estabelecer o que é esta pratica para seus agentes e identificar os temas emergentes dessa produção. O surgimento do AT teve inicio nos anos de 60 na Europa Ocidental e Estados Unidos, era indicado apenas para pacientes psicóticos, e atualmente abrange pacientes com outros diagnósticos como: transtornos depressivos graves, toxicomania, deficiências mentas entre outras. O acompanhamento é uma experiência de atuação em saúde mental no qual se observa, analisa e tenta-se modificar a qualidade de vida de sujeitos acometidos de transtornos psiquiátricos. O objetivo maior é contribuir na organização e implemento de cuidados intensivos em saúde mental, no intuito de modificar uma vida paralisada que não é mais capaz de encontrar como saída a aniquilação ea mortificação do estado vital.Tenta-se traçar rumos diferentes daqueles que se encontram fixados ou “emperrados”(motivos pelo qual o atendimento foi solicitado), seja por uma atitude psiquiátrica excessivamente biologizante e pouco compreensiva, seja pela gravidade intensa ao caso clinico.

Carlos Estellita.

Verônica miranda de olivera.

Maria Fernanda Cruz Coutinho.

Ilana – Psicologia na Escola

Psicologia da educação como uma área de conhecimento e de saberes teóricos e práticos claramente identificáveis, segundo Coll tem sua origem na crença de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos. Tem suas raízes nos grandes sistemas de pensamento e nas teorias filosóficas anteriores ao surgimento da “psicologia científica”, situa-se o surgimento da Psicologia da Educação por volta de 1903.

http://www.webartigos.com/artigos/psicologia-na-educacao/75152/

http://www.brasilescola.com/psicologia/psicologo-na-escola.htm

Jaqueline - Artigos pesquisados sobre a Neuropsicologia

Nessa perspectiva a Neuropsicologia tem como principal foco, compreender o comportamento humano a partir de estudos sobre o funcionamento do cérebro. A Neuropsicologia preocupa-se com a complexa organização cerebral e suas relações com o comportamento e a cognição, tanto em quadros de doenças como no desenvolvimento normal, estabelecendo, portanto uma relação entre Sistema nervoso central (SNC) por um lado, e funções cognitivas e comportamento por outro. Ao explicar a Neuropsicologia, Lúria (1981) diz ser esta uma ciência que entende a participação do cérebro como um todo no qual as áreas são interdependentes e inter-relacionadas, funcionando comparativamente a uma orquestra, que depende da integração de seus componentes para realizar um concerto. Isso se denomina sistema funcional. E é esse sistema funcional que é investigado na avaliação neuropsicológica.

http://www.wpcentrodepsicoterapia.com.br/userfiles_wp/pdfs/art_liv/Neuropsicologia-A-Expressao-Comportamental-dos-Processos-Mentais.pdf

http://www.cpgls.ucg.br/ArquivosUpload/1/File/V%20MOSTRA%20DE%20PRODUO%20CIENTIFICA/HUMANAS/3-.pdf

Jaine – Psicologia Hospitalar

Psicólogo hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Ela não trata apenas aquelas doenças com causas psicológicas classicamente denominadas psicossomáticas, mas sim dos aspectos psicológicos existentes em toda e qualquer doença.

Pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_hospitalar

Lethicia – Psicologia Comunitária

A psicologia comunitária é muito conhecida e muito importante para a sociedade suas formas de atuação. Mas este estudo só esteve concretizado no Brasil em 1960 que por meio dessas praticas relacionadas ao serviço social e aos movimentos comunitários de saúde e educação, buscando se entender o alcance da psicologia a população mais desfavorecida, que por sua vez, ficava a margem da assistência psicológica.

O trabalho do psicólogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com