TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Hoje

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Questões do Texto “Psicologia Hoje”

Respostas

1 – As primeiras explicações sobre o ser humano e sua conduta foram de natureza sobrenatural.

Tales de Mileto, um filósofo grego procurou explicar os eventos naturais em função de outros eventos naturais.

Sócrates e Platão, dois grandes filósofos gregos, fizeram com que despertasse o interesse pela natureza do homen.

Aristóteles, é comumente apontado como filósofo que teria valorizado a observação como forma de se chegar a explicar os eventos naturais.

Com Tomás de Aquino, em 1250, as obras de Aristóteles alcançaram um notável estado de perfeição.

René Descartes, filósofo francês, voltou a favorecer a pesquisa sobre o ser humano com sua teoria do dualismo psicofísico.

Jhon Locke, é tido como fundador do empirismo. Comparou amente com a “tabula rasa” onde seriam impressas, pela experiência, todas as ideias e conhecimentos.

1870 a 1940 – O estruturalismo – Nascimento da Psicologia em 1879, quando Wilhelm Wundt criou o primeiro laboratório de Psicologia na universidade de Leipzig, na Alemanha. O Estruturalismo foi trazido para a américa do Norte por E.B. Titchener, o mais famoso discípulo de Wundt.

Como reação ao estruturalismo de Wundt e Titchener, nasceu o funcionalismo, que pode ser melhor descrito como um movimento do que, propriamente, como uma escola psicológica. Denominam –se funcionalistas por se interessarem mais no que a mente faz, nas suas funções, do que no que a mente é, ou em como se estruturam.

Tanto o funcionalismo como o estruturalismo não existem mais hoje.

2- Behaviorismo: Criado por Jonh b. Watson, afirmava que a única fonte de dados sobre o homem era o seu comportamento, o que as pessoas faziam, o que diziam. Apenas o comportamento era o objetivo.

Gestalt: Movimento de origem alemã, mas que se desenvolveu nos Estados Unidos, nasceu como oposição as outras corretes psicológicas. Afirmava que o estruturalismo e o behaviorismo subestimavam o papel do individuo.

Psicanálise: Criado por Sigmund Freud, é provavelmente o sistema psicológico mais conhecido pelo publico em geral. Influenciou e ainda influencia tão fortemente não só os rumos da psicologia, mas também as artes, da literatura, enfim, de toda a cultura ocidental. Hoje é considerada uma das correntes psicológicas.

Humanismo: Movimento mais recente da psicologia, que enfatiza necessidade de estudar o homem, e não os animais, e indivíduos normais psicologicamente, ao invés das pessoas perturbadas. Critica a utilização excessiva do método experimental.

3 – “Comportamento” portanto, é aplicado para designar uma ampla escala de atividades. Para Henneman pode incluir: atividades diretamente observáveis como falar, caminhar, etc. Para Bleger, também sugere uma distinção entre o que chama de área de conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com