TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Hospitalar - Atividade Avaliativa - Amanda

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

CEUNI/FAMETRO

        

ATIVIDADE AVALIATIVA DE PSICOLOGIA HOSPILAR

Manaus, AM

2020

CEUNI/FAMETRO

AMANDA MIRANDA CAVALCANTE

ATIVIDADE AVALIATIVA DE PSICOLOGIA HOSPILAR

Esta atividade foi solicitada pela Profa. Me. Maria Flor para obtenção de nota parcial da matéria de Psicologia Hospitalar do 9º período de Psicologia.

Manaus, AM

2020

SÚMARIO

MAPA CONCEITUAL        4

RESENHA INTERPRETATIVA        5

MAPA CONCEITUAL

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17]


RESENHA INTERPRETATIVA

  • QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DA SAÚDE

A qualidade de vida é uma questão multifatorial, no que diz respeito a saúde publica existe uma a intencionalidade de fomentar uma pratica integradora no que diz respeito a saúde e bem-estar. É comum perceber em diversas classes econômicas problemáticas decorrentes do estilo de vida que as pessoas levam, por isso, a necessidade de buscar diversos recursos que gerem qualidade de vida, como recursos básicos de sobrevivência até questões de cunho social, como informação e educação.

O bem-estar é um aspecto social, portanto, pode ser mensurado estaticamente e apresentar indicadores que busquem compreender a realidade em que vivemos. Por isto, é necessário estabelecer um instrumento de avaliação de qualidade vida, para isso, é necessário dividi-lo em dois contextos, o primeiro, utilizado mais na área da saúde, e o segundo, no aspecto socioeconômico. No que diz respeito avaliação de qualidade de vida no contexto saúde, é onde são abordadas questões como saneamento básica, alimentação, acesso a tratamento médico de qualidade, prevenção de doenças entre outros. No contexto socioeconômico, é avaliado acesso a educação, moradia, emprego, renda, energia elétrica entre outros.

Especificamente, relacionado ao contexto saúde, o hospital foi construindo historicamente como um espaço de tratamento e cura, o modelo profissional dominante nesse local diz respeito a um conjunto de aparato tecnológico e político legal, limitando o espaço da clínica à cura (no sentido convencional) ou reabilitação, distanciando-a de uma práxis efetivamente promotora da saúde.

É fundamental, que o hospital busque relacionar o seu funcionamento como espaço de promoção de saúde, para isso, é possível utilizar estratégias como a criação de espaços coletivos nas unidades de trabalhos que garantam a discussão entre as figuras do ambiente hospitalar, com ênfase na escuta dos usuários.  A promoção da saúde não ocorre anterior à doença nem antecede a atenção primária, secundária ou a terciária. Partindo do pressuposto de que a pessoa com doença crônica pode ter uma vida saudável e reintegrando a compreensão de que a clínica não se constitui como espaço antagônico à promoção da saúde, ao contrário, ela é parte deste contexto, entende-se que a promoção da saúde constitui um enfoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com