TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Psicologia da Saúde

Por:   •  2/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL

Atividade Avaliativa Psicologia da Saúde II

Acadêmico(a): Pablo Henrique Módolo da Silva Período 6º Psicologia

Documentário Estamira:

O documentário nacional Estamira, produzido por Marcos Prado em 2006, possibilita um entendimento e uma reflexão sobre a saúde mental e a construção histórica da loucura em uma sociedade marcada com forte discurso psiquiátrico e medicamentoso.

De acordo com o Documentário Estamira fazer uma análise levando em consideração os seguintes critérios:

  1. Do ponto de vista subjetivo e Psicopatológico Estamira mantinha uma forte identificação com o lixo. Sendo assim relate o histórico de vida da personagem que possa ter levado a essa identificação.

R: Os estupros, a prostituição, as traições vivenciadas em seus dois casamentos, o distanciamento de sua filha mais nova, a dependência alcoólica e o fato de ter sido moradora de rua

  1.  Qual era o transtorno de Estamira de acordo com o seu discurso? O ambiente favoreceu para desencadear o transtorno? Quais foram os outros fatores explícitos que favoreceram o desencadeamento do transtorno de Estamira.

R: Com base nos reatos do filme, pode perceber que ela apresenta um diagnóstico de esquizofrenia pois ela apresenta sintomas positivos e negativos, além de alguns discursos desorganizados e comportamentos bizarros.  O ambiente no qual ela vive/viveu favoreceu sim a evolução do transtorno dela. Os fatores explícitos foram: Os dois casos de estupro, o abuso de alcool, o fato de ter sido moradora de rua e vivido inúmeras experiências traumáticas.

 

  1. Pelo discurso trazido por Estamira elabore um possível diagnóstico e metodologia de trabalho ( levar em consideração os determinantes sociais onde a mesma esteve inserida) e levar em consideração o trabalho em equipe multidisciplinar.

R: Diante de todo o contexto apresentado e toda a sintomatologia vista e apresentada durante o documentário, me parece que o diagnóstico correto é o de transtorno de esquizofrenia, sendo que Estamira se encaixa nos critérios diagnósticos do transtorno. Como metodologia de trabalho, eu iniciaria com um trabalho solo logo ao conhecer ela, procurando psicoeducar ela sobre toda a situação que ela esta e já passou em sua vida, e buscaria a acolher e que ela aceitasse ser ajudada. Após o primeiro passo trabalharia junto a uma extensa equipe multidisciplinar para poder fazer um checkup médico e psicológico completo para observarmos por onde deveríamos andar no tratamento. Por se tratar de um transtorno de esquizofrenia, faz se necessário que ela tenha uma boa adesão ao tratamento medicamentoso para dar sequência, tanto no tratamento psicológico como em outros como por exemplo o trabalho da assistente social.

  1. Estamira faz diversas críticas em relação ao trabalho, à educação e a medicalização. Diversas cenas podem nos causar um grande choque enquanto telespectador. Comente o por quê?

R: As falas de Estamira foram muito importantes para a sociedade, pois era de alguém renegada pela sociedade fazendo criticas ao sistema que mal se sustenta por trás da mesma, as criticas de estamira sobre a rotina do trabalho, a ma qualidade da educação, em que todos apenas copiam, e a medicalização, que acaba sendo a todo sistema de saúde, em que sempre é passado os mesmos medicamentos para pessoas diferentes e com transtornos diferentes.
Estas críticas tocam bem no ponto de essencial mudança da sociedade, um ponto que a sociedade tenta sempre acobertar com outros fatores, mas que é trazido a tona por uma pessoas, que “nada sabe”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com