TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Atividade Avaliativa Acerca das Visitas de Psicólogas/os e Professores/as da Psicologia da Saúde

Por:   •  28/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade de Brasília – Departamento de Psicologia Clínica – PCL  

Disciplina: Psicologia da Saúde

Professora: Eliane Maria Fleury Seidl

Nome: Sandra Freitas dos Santos                                                             Matrícula: 180045831

Atividade avaliativa acerca das visitas de psicólogas/os e professores/as da Psicologia da Saúde.

Psicologia da Saúde em Oncohematologia Pediátrica

Professor: Áderson L. Costa Junior.

Primeiramente, eu gostaria de agradecer a todos os palestrantes que vieram a nossa disciplina de Psicologia em Saúde dedicar pouco de seu tempo com suas experiências maravilhosas e únicas.

E pontuar o tanto que fiquei emocionada com  os palestrantes, imagino que eles tenha se mobilizado para que nos sentíssemos uns bons telespectadores pelo seus conteúdos sensíveis, e pelo nível das atuações, o que mais me chamou atenção foi a palestra do Professor Áderson L. Costa Junior. Os manejos clinicam que o mesmo apresentou seguindo um ritmo particular aos casos citado por ele a demanda direcionava qual seria o posicionamento dos profissionais que atual com Oncohematologia Pediátrica.

Uma demanda com varias dinâmicas atravessada pela complexidade particular e inerente de todos os casos e a experiência clinica de grande valor.

Gostaria de eleger um aspecto de grande valor que foi a atenção nas visitas com os psicólogos apresentando suas elaborações, cada um de sua maneira todos foram de uma forma bastante aprendizado. Mas que realmente me chamou atenção foram especialmente sobre os hospitais das crianças e como eles tiveram a imaginação de se pensar que o centro cirúrgico poderia se tornar uma espaçonave. Achei de grande importância e que deveria se usado em hospitais pediátricos de todo Brasil. Um projeto maravilhoso que evitaria muito sofrimento nas horas de procedimentos tão invasivos como ele mesmo citou nas crianças.  As falas sobre o sofrimento e a necessidade de se esta bem além do estigma associados ao sofrimento psicológico. Com muitas estratégias de enfrentamento ao sofrimento fico pensando na sala de punção venosa fria e gelada, onde as aparências se tornam maior preocupação para equipe de enfermagem, pois a punção venosa e onde todo o tratamento irá acontecer para que esses pacientes passem por seus tratamentos medicamentosos a preocupação com os protocolos de manejos super interessante de grande responsabilidade para equipe sendo possível observar como é uma questão subjetiva, mudando de pessoas para pessoa, alem da complexidade de cuidados. Como essas equipes multidisciplinares interagem com os pacientes e familiares e de grande importância e uma forma de acolhimento e empatia gerando assim a esses pacientes uma grande segurança.

Atuação do psicólogo em UTI geral e um UTI Covid.

Profa. Dra. Graziela Souza Nogueira.

Achei muito interessante suas contribuições e reflexões da Prof.ª Graziela. E gostaria de a partir delas poder dar as minhas contribuições. O titulo me chamou bastante atenção também, até cheguei a pesquisar a fundo a questão trazida em suas experiências profissionais de alta complexidade. E fazer uma relação com a leitura de artigos  para me aprofundar mais sobre a atuações do psicólogo nesse contexto de pandemia em UTI,  ficou ainda mais evidente o quanto e importante, alguns aspectos dimensionais da pandemia aos quais a professora Graziela  pontua bem na sua apresentação, como os conceitos de demanda, condições da realidade, resposta, recursos, complexidade, processo, subjetividade e solução; podendo estes serem observados ao longo dessa apresentação, em diferentes contextos. O que achei bem didático.
Proporcionando a quebra de inúmeros preconceitos e visões erradas sobre o processo de se cuidar junto à equipe multidisciplinar e mostrando que todos e qualquer ser humano e qualquer família estamos sujeitos a passar por um processo de sofrimentos seja ele na pandemia ou no dia a dia, que isso é algo natural, inerente ao desenvolvimento e a condição como humanos, e às vezes, até necessária. Ela consegue abordar tão bem a complexidade das relações e dos sentimentos humanos. Senti-me bastante mobilizada por participar de sua apresentação, assisti a tudo, foi uma experiência ótima vê-loa comunitariamente, em algum dialogo mexeu comigo, porque sei o sofrimento desses pacientes diariamente aos quais eu já vivenciei em alguns momentos de minha vida, e que sei que em nada contribuem efetivamente, apesar de ser um caminho. O caminho possível naquele momento, e para aquele sujeito, com base nos recursos pessoais, ambientais e relacionais existentes naquele momento para eles. Foi muito enriquecedor poder fazer parte dessas palestras por esses grandes profissionais, relacionar com o conteúdo, todos foram de grande aprendizado e muito bom ter esse conhecimento de  vastas experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com