TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Jurudica

Dissertações: Psicologia Jurudica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

O poder do inconsciente, Podemos afirmar que o mundo inconsciente da nossa psique é enorme, intemporal e não ocupa espaço no cérebro. Está lá e não está. Há toda uma actividade mental, incluindo emoções, que desconhecemos e que interferem na nossa vida consciente

Ide,o indvíduo dominado pelo id ou surego tem o senso de realidade prejudicado.estará mais propenso, por exmplo, a cometer crimes e delitos para autogratificaçao, ou para autoculpabilidade,ainda que em prejuízo da sociedade.

O Ego, É responsável por equilibrar o Id.

Superego, Representa o ideal,mais do que o real,busca a perfeiçao mais do que o prazer.

Mecanismo de Defesa do Ego, Recusar-se a reconhecer a existência de uma situação real ou os sentimentos associados a ela.Exemplo, Uma mulher toma bebidas alcoólicas todos os dias e não consegue parar,não reconhecendo que tem um problema.

O contexto de vida é determinante no desenvolvimento psicossocial de qualquer

criança, onde decorre a necessidade de políticas de intervenção que sejam

preventivas, de acção social e de protecção. Neste sentido, uma comunidade

educativa que promova uma educação para a sexualidade e para os afectos está a

Desenvolvimento Psicossexual, divide-se em cinco fases ou estágios que contêm zonas erógenas, instâncias de personalidade e complexos ou conflitos.

A Tipologia de Jung, “Um indivíduo vários tipos de comportamentos,chega a dezesseis tipos de personalidades, combinando-se entre si.

Uma visão Psicossocial do Desenvolvimento, Num primeiro momento a criança se apropria do conhecimento por mediações externas, nas quais um objeto

externo a ela, que pode ser um adulto, faz uma mediação entre ela e o conteúdo a ser adquirido, é importante lembra que o amor o carinho, conforto. O bebê, pela rotina dos cuidados, aprende a confiar nos adultos e nele mesmo.

Autonomia, A criança aprende a aceitar limitações, conhecer seu privilégios e suas obrigações

Iniciativa, Acentua-se na organização física e mental da criança,que se mostra ansiosa para aprender e fazer o bem.

Indústria de (diligência), Chega o momento de controlar a imaginação da fase anterior e emergir a competência de suas atividades como, jogos tarefas doméstica,atividades artística e outras permitem á criança aplicar e desenvolver.

Identidade,o adolescente passa a se conhecer : quem é, do que gosta, e o que quer,surge as paixões.A pessoa estabelece metas e abandona o pensamento,ate então no presente.

Intimidade,A pessoa,agora jovem, encontra-se apta a experienciar a genitalidade sexual verdadeira.

Generatividade,Desenvolve-se a preocupação com a criação,com as gerações futuras,com a transmissão de valores sociais.

Integridade do Ego,confiaça, esperança, vontade, fidelidade,amor, integridade.

Relação figura-e-fundo e o indivíduo no campo de força, A teroria de campo leva á reflexão sobre o papel do grupo(ou equipe) vale para o lar, escola, o time de futebol,a turma da balada.

A influência da expectativa.Denomina o valor do conhecimento e que acha que nunca vai ser descoberto.

Redução de tensão e satisfação de necessidades, A ativação de uma necessidade cria um estado de tensão;a satisfação dessa necessidade reduz a tensão.

O poder da autorrealização,A pessoa caminha para a autorrealização exercendo suas preferências;portanto,á semelhança de dar ênfase ás motivações conscientes.

A hierarquia de necessidades,Todas as necessidades encontram-se sempre presentes,mas apenas uma delas receberá ênfase em um dado momento”.O indivíduo para lhe proporcionar suas necessidades é capaz de sacrificar tudo que tem.

Autodeterminação e consideração possitiva,Há uma única meta na vida; autorrealizar-se melhorar sempre” embora existem muita necessidades, elas subordinam-se á tendência básica do organismo de manter-se e de melhorar.

Um cérebro que aprende:o condicionamento,” Não existe a mente como tal,apenas um cérebro que aprende, afetado por estímulos no ambiente interno e externo.

Condicionamento respondente, Determinação de estímulos desenvolvimento do condicionamento respondente.

Condicionamento operante, O indivíduo realiza uma ação sobre o meio e recebe uma resposta, o estimulo. O comportamento, portanto,antecede o estímulo.

Punição, Na punição, apresenta-se estímulos aversivos ou retira-se estímulos positivos após o comportamento, para diminuir sua ocorrência, A aplicação inadequada das punição gera mágoas,desperta sentimentos de raiva e vingança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com