TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Jurídica

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Parecer Psicológico

Michael A. N. Ghellere, Felipe Balardin

Solicitante: Juizado da Infância e Adolescência

Demanda: Alienação Parental

Partes envolvidas: Olga (avó), Adriana (mãe), Isabela (4 anos, filha), Jonas (padrasto)

Exposição de motivos: Após encaminhamento do Conselho Tutelar, Olga chega ao CAPS com encaminhamento solicitando atendimento para a neta Isabela. Relata que Isabela morava com Adriana, um irmão e o padrasto, e que sempre teve um relacionamento muito próximo com Isabela, participando ativamente dos cuidados da menina.

Análise: Segundo os dados coletados, percebe-se pelo relato de Olga um relacionamento conturbado para com a filha e o genro, Jonas, padrasto de Isabela. Fala muito mal de ambos, e apesar de hoje manter uma boa relação com o pai de Isabela, percebe-se que ela também nutre uma opinião com alguns poréns quanto a seu método de criação para com a menina.

Isabela apresenta comportamento infantilizado para sua idade, como chupar bico com frequência, ficar grudada no colo da avó, usar fraldas durante a noite e dormir na cama com a avó. Fatos estes que para Olga são considerados naturais e não vê qualquer problema. Isabela não fala sobre a mãe e o pai, e expressa bem seus desejos através de brincadeiras e desenhos com tinta. No entanto, além de não falar sobre os pais, coloca como família somente ela e a avó. Ao fazer um desenho de um coração bem grande, quando confrontada pela terapeuta, diz que sua avó não gosta de sua mãe. Olga ao ser confrontada com a atitude de questionamento da conduta da filha, diz que não fala mal dela na frente de Isabela, que sabe que isso pode fazer mal à menina. Sua obsessão chegou a render uma ação proibindo a visita da mãe, que foi negada pelo fato do resultado da perícia forense ter sido negativo para abuso sexual.

Como já citado anteriormente, apesar da boa relação e reconhecimento de que Isabela teria condições de viver com o pai, mostra que também não concorda com algumas atitudes dele para com Isabela, como exigir demais dela, e relatar que apesar do pai afirmar que ela fica bem com ele, ela chora quando tem que ir com o pai.

Conclusão: De acordo com os dados avaliados, percebe-se que através dos relatos de Olga, suas atitudes e opiniões a respeito dos pais de Isabela, como relata que a filha não é um bom exemplo, está envolvida em atos ilícitos, fez muitas escolhas erradas em sua vida, e dizer que o padrasto “é ainda pior que o pai”, mostrando também ter opiniões ruins sobre o mesmo, juntando com o comportamento infantilizado de Isabela que para a avó é considerado normal, o silêncio de Isabela durante as consultas para falar dos pais, ter dito que a avó não gosta da mãe apesar de a mesma ter afirmado que não fala mal de Adriana para Isabela, e pensar que Isabela possa se sentir mal na casa do pai devido a seu comportamento de exigir demais dela, denota haver alienação parental por parte da avó para com os pais de Isabela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com