TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Maslow

Resenha: Psicologia Maslow. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Maslow é sempre lembrando quando se fala em teoria da motivação pelo fato de ele ter elaborado e provado a teoria mais clara e mais aceita por todos, ela é mais vista em execução no meio empresarial e vem constantemente sendo usada por executivos, pois ajuda na tomada de decisão ou seja, faz com que os patroes atendam as nescessidades primarias propostas por maslow, fazendo com isso que os seus trabalhadores façam as suas funções da melhor forma e com mais esforços, essa teoria é a chamada hierarquia das nescessidades.

Em sua teoria ele cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores mas que podem ser alteradas de uns para os outros. Isto significa que no momento em que o indivíduo realizar uma necessidade, surge outra em seu lugar, tornando um ciclo que nunca irá acabar, exigindo sempre novas saatisfações. Poucas pessoas procurariam outras realizar se suas necessidades básicas estiverem satisfeitas, o chamado comodismo.

Maslow define cinco tópicos como as necessidades do ser humano:

 As necessidades fisiológicas são aquelas que constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: fome, sede, sono, sexo, excreção e o abrigo.

 As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação: segurança do corpo, do emprego, de recursos da moralidade da família, da saúde e da propriedade.

 As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros: amizade, família, intimidade sexual.

 As necessidades de autoestima envolvem a autoapreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio: autoestima, confiança, conquista respeito dos outros, respeito aos outros.

 As necessidades de autorrealização são aquelas necessidades que cada indivíduo possui, sendo que ele sempre precisará de uma nova necessidade para se sentir plenamente realizado.

A teoria de Maslow foi uma das mais importantes por que ela foi o ponto de partida inicial para outras teorias, como a de teoria da higiene de Herzberg que tratava do incentivo utilizado para a realização das nescessidades propostas por Maslow, influienciou também na formação da teoria de Alderfer, que diminuiu as cinco nescessidades proposta por Maslow em apenas 3 que era: Nescessidade de Existencia, Nescessidade de Relacionamento e por ultimo a Nescessidade de Crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com