TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Na Educação

Monografias: Psicologia Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 9

A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO:

Sigmund Freud nasceu em 1856, na cidade de Freiburg, veio de uma família judia e viveu em Viena boa parte da sua vida. Sigmund Freud sempre se preocupou em estudar manifestações de desequilíbrios humanos. Procurando ajudar no desenvolvimento das crianças e entender situações de desequilíbrio, Freud desenvolveu suas teorias baseando-se em seus próprios pacientes, podemos citar três aspectos importantes para a psicologia na educação.

Teoria da personalidade: Freud acreditava que muito podia se conhecer de seus pacientes, através de seus relatos, com sonhos, fantasias e lembranças, com isso desenvolveu a teoria sobre a estrutura da personalidade. Sigmund Freud percebeu com sua teoria que a criança passa por diversas fases no decorrer de seu crescimento. A fase do ID que é o principio do prazer. O id não se preocupa com a realidade, quando quer algo ele só que satisfazer suas vontades. Com o desenvolvimento da criança a 2 parte da personalidade começa a desenvolver, ou seja o ego começa a se desenvolver, o EGO é o principio da realidade, onde as questões morais, religiosas impostas pela sociedade começa a nos limitar. E por último o SUPEREGO onde já temos autocontrole, diferenciar o certo do errado.

Podem-se melhorar as práticas educativas, prevenindo de sofrimento futuros.

Origem das neuroses: Todos nós temos desejos reprimidos no nosso inconsciente (id), interferindo em nosso inconsciente (ego) e isso ás vêzes traz sentimento de culpa, mas com a ajuda da psicanálise um professor pode entender melhor uma criança e o porquê de tais sofrimentos, traumas vindos da infância, contribuindo para seu melhor desenvolvimento.

Teoria do desenvolvimento psicossexual: Freud não acreditava que um professor pudesse mudar a personalidade de um aluno, mas uma das tarefas da educação escolar é contribuir para formação da personalidade de uma pessoa. Cabe ao professor entender o que passa com seu aluno orientado pelos conhecimentos psicanalíticos, procurando ajudar. A psicologia pode ajudar muito um professor em sala de aula, e a tarefa de educar não fica só em livros e cronograma escolar, tem que existir a relação aluno-professor. As teorias de Freud podem ser aplicadas ainda hoje na educação, certamente serão descobertos problemas emocionais lá do passado, desejos reprimidos ajudando na melhor formação de um cidadão. Freud fez importantes descobertas das experiências infantis, apontou os primeiros anos da infância até os 5 anos, que são decisivos na constituição do psiquismo do sujeito. Isso porque esses anos correspondem ao primeiro surgimento da sexualidade. Ele se preocupou em ajudar para que os costumes morais através de proibições não trouxessem danos para a mesma. O professor tem o compromisso de não ser só um educador, mais sim atingir o Máximo da educação em seu todo.

Complexo de Édipo

Depois de ver nos seus clientes o funcionamento perfeito da estrutura tripartite da alma conforme a teoria de Platão, Freud volta à cultura grega em busca de mais elementos fundamentais para a construção de sua própria teoria.

No centro do "Id", determinando toda a vida psíquica, constatou o que chamou Complexo de Édipo, isto é, o desejo incestuoso pela mãe, e uma rivalidade com o pai. Segundo ele, é esse o desejo fundamental que organiza a totalidade da vida psíquica e determina o sentido de nossas vidas. Freud introduziu o conceito no seu Interpretação dos Sonos (1899). O termo deriva do herói grego Édipo que, sem saber, matou seu pai e se casou com sua mãe. Freud atribui o complexo de Édipo às crianças de idade entre 3 e 6 anos. Ele disse que o estágio geralmente terminava quando a criança se identificava com o parente do mesmo sexo e reprimia seus instintos sexuais. Se o relacionamento prévio com os pais fosse relativamente amável e não traumático, e se a atitude parental não fosse excessivamente proibitiva nem excessivamente estimulante, o estágio seria ultrapassado harmoniosamente. Em presença do trauma, no entanto, ocorre uma neurose infantil que é um importante precursor de reações similares na vida adulta. O Superego, o fator moral que domina a mente consciente do adulto, também tem sua parte no processo de gerar o complexo de Édipo. Freud considerou a reação contra o complexo de Édito a mais importante conquista social da mente humana. Psicanalistas posteriores consideram a descrição de Freud imprecisa, apesar de conter algumas verdades parciais.

a

TRÊS ASPECTOS RELEVANTES PARA A TEORIA DE JEAN PIAGET PARA SE PENSAR A APLICAÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Sir Jean William Fritz Piaget nasceu no dia nove de agosto de mil oitocentos e noventa e seis e faleceu no dia dezesseis de setembro de mil novecentos e oitenta. Foi um epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, defendeu a investigação epistemológica e fundou a Epistemologia Genética, teoria do conhecimento com base no estudo da gênese psicológica do pensamento humano, ou seja, ele queria entender como e por que o ser humano se comporta de determinada forma, em determinada situação e em determinado momento. Concluiu seu doutorado em Biologia e depois começou a se dedicar à área de psicologia, epistemologia e educação. Podemos citar aspectos relevantes da teoria de Jean Piaget para a psicologia na educação.

Teoria Interacionista: Piaget era um dos teóricos mais conhecidos, pois ele defendia a visão interacionista do desenvolvimento. Ele acreditava que o estudo cuidadoso e aprofundado da maneira pela qual as crianças constroem suas noções fundamentais de conhecimento lógico, espaço e causalidade poderia facilitar o entendimento da gênese do conhecimento.

Teoria Cognitiva: Os princípios que foram base para o trabalho de Piaget são conhecidos como o conceito da adaptação biológica, portanto não foram ideias originais. Piaget tomou esse conceito pré-existente e o aplicou sabiamente ao desenvolvimento da inteligência dos indivíduos à medida que amadurecem, da infância, até a vida adulta com base em sua própria conclusão de que a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento total do organismo. A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo classifica o desenvolvimento em quatro etapas, e comprova que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas. Ou seja, geralmente os indivíduos vivenciam estes estágios na mesma sequência, porém o início e o término de cada estágio sofrem variações dadas às diferenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com