TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Instituições

Tese: Psicologia Nas Instituições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Tese  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas

Curso: Téc. Segurança Pública

Professor:

Nome do aluno:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 29 jul. 2014), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)

A relação entre os saberes construídos pela Psicologia, o Direito e as práticas judiciárias é muito antiga, mas ainda pouco conhecida no Brasil. Esta relação é uma questão essencial à formação de profissionais capacitados a entender a complexidade das relações humanas. A psicologia desempenha importante papel junto ao Direito, podendo afirma-se que ambos tem a conduta humana como ponto de interesse. A integração entre as referidas ciências permite a elucidação de muitas questões frequentemente submentidas ao Poder Judiciário.

Assim, apesar de muitos considerarem a Psicologia Jurídica uma área ainda emergente, os operadores do Direito dela cada vez mais se socorrem, na certeza de que o laudo, o parecer, a manifestação, a orientação ou qualquer outra forma de auxílio proporcionado pela psicologia, é o que viabiliza, em muitos casos, o sempre almejado encontro do Direito

Com a justiça.

2. A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)

A interdisciplinaridade na área jurídica é de extrema importância para os operadores do direito. A atividade jurídica se faz necessário um conhecimento globalizado da vida social. Com a interdisciplinaridade interligando os conteúdos, é possível atingir uma visão mais ampla da realidade e da totalidade do conhecimento.

Aos operadores do direito, requer conhecimento e compreensão interdisciplinar para o seu eficaz exercício e satisfazendo aos desafios que sua profissão lhe apresenta, tornando-se profissional atento aos anseios sociais.

Trabalhar a interdisciplinaridade não significa negar as especialidades e objetividade de cada ciência, mas uma troca de conhecimentos e informações entre várias disciplinas, onde um grupo de profissionais, de diversas formações interrelacionando-se num mesmo ambiente de trabalho, possibilitando uma maior compreensão do todo, nas diversas maneiras em que se expõe.

Nos casos de investigações, a interdisciplinaridade possibilita o diálogo, a interação com as outras disciplinas, que reconhecendo e respeitando as diferenças e especificidades de cada uma, rompe com as fronteiras entre as mesmas, garantindo um trabalho comum visando à homogeneidade dos objetivos a serem atingidos, onde cada disciplina dá a sua contribuição sem estabelecer a superioridade numa ciência em função de outra.

3. De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos)

A psicologia tem desempenhado papel super importante nos processos da Vara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com