TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Instituições Jurídicas

Casos: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 15 ago. 2013), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos).

R: Tem-se que o judiciário necessita cada dia mais de um auxílio que preste as informações que ele, sozinho e com as suas técnicas e formas de chegar ao fim, não pode estabelecer. A importância da psicologia no mundo jurídico é claramente importante. O psicólogo jurídico atua fazendo avaliações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamento, contribui para políticas preventivas, estuda os efeitos do jurídico sobre a subjetividade do indivíduo, entre outras formas de atuação. Esta necessidade de avaliação pelo profissional psicólogo é de extrema importância em várias áreas da justiça, dentre elas, nos casos que envolvem famílias extensas, adoção, abandono, capacidade de pessoas, menor infrator, enfim, pode ser utilizado o conhecimento do psicólogo para identificar e auxiliar nas decisões judiciais, bem como no estado psicológico das pessoas envolvidas nos litígios. Identificar aquilo que os juízes não podem perceber, nem os médicos designados às perícias, uma vez que estes não detém do poder de identificação e de auxiliar as alterações psicológicas de terceiros. Desta feita, o trabalho em conjunto da psicologia e do direito (judiciário) proporciona a maior veracidade e a melhor aplicabilidade das decisões, fazendo com que o trabalho do psicólogo contribua de forma imprescindível na alteração, seja de forma a restringir ou inibir a prática de conduta repressiva entre as crianças, adolescentes, famílias e loucos, dentre ainda, qualquer caso de necessite se apurar informações que só serão obtidas por meio de uma análise psicológica.

Questão 2: A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos).

R: A interação e relação entre várias disciplinas distintas tem o objetivo de romper os limites entre os conhecimentos especializados. Tem-se a interdisciplinaridade como um ingrediente fundamental para uma compreensão mais ampla e profunda da complexidade da realidade, por meio da superação de uma visão fragmentada de mundo. A interdisciplinaridade constitui condição eficaz para a melhoria da qualidade do ensino do Direito, uma vez que orienta a formação global dos profissionais. As disciplinas que o curso de direito oferece nos dias de hoje já fazem a chamada interligação, uma vez que os estudos não estão voltados apenas às leis. Para que se possam interligar os estudamos, deve as disciplinas ter integração efetiva como levarem os alunos à prática, levando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com