TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Intituições Jurídicas

Monografias: Psicologia Nas Intituições Jurídicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1: A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 15 ago. 2013), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)

Resposta

Inicialmente, a única atuação que os psicólogos tinham na área jurídica era de fazer uma análise psicológica do sujeito e enviar a uma instituição judiciária. Hoje, percebemos que o direito e a psicologia estão mais interagidos na solução e acompanhamento de casos. Prova disso se dá pelo fato de que, muitas vezes, para a realização de uma apreciação judicial efetiva, faz-se necessária toda uma análise dos aspectos psicossociais que envolvem a causa.

Com o direito e a psicologia atuando juntos, as chances de solucionar e entender os mais variados casos aumentam, e isso faz com que a justiça em nosso país seja mais assertiva e melhor fundamentada.

Os saberes construídos pela psicologia têm um elevado grau de importância no âmbito jurídico, pois atua de várias formas, como:

• Oferecendo apoio, solidariedade e orientação às vítimas e para sua interação com o sistema legal.

• Oferece tratamento alternativo.

• Acompanhando, orientando e analisando casos em que somente um profissional da psicologia poderia identificar em um sujeito.

• A psicologia descobre novos significados e origens de problemas que a Lei não seria capaz de descobrir.

• Desenvolvendo trabalhos de intervenções em diferentes contextos, de acordo com cada caso.

• Buscando mediar conflitos e oferecer soluções negociadas visando diminuir e prevenir o dano emocional.

• Intervir, planejar e realizar programas de prevenção de tratamento, de reabilitação e de integração de autores jurídicos na comunidade.

• Na mediação de conflitos, aconselhamentos e orientações.

• Junto às instituições judiciárias pode contribuir no desenvolvimento de políticas públicas que atendam as necessidades sociais.

• Formar e educar os profissionais do sistema legal em conteúdos e técnicas psicológicas úteis em seu trabalho.

• Atuar como perito em órgão judicial.

A psicologia atua na análise do comportamento humano e o direito na aplicação da Lei e da justiça. Ambos têm um papel fundamental na sociedade, o de manter a ordem e um bom convívio social, com isso os saberes que a psicologia construiu colabora de forma eficaz no âmbito judiciário.

Questão 2: A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)

Resposta

O direito faz um estudo do comportamento da sociedade para entender melhor as situações existentes na sociedade, a fim de assegurar o direito dos indivíduos em sua totalidade. E para isso necessita da ajuda de diversas outras disciplinas especializadas.

Disciplina representa um conjunto de estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com