TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Organizações

Artigos Científicos: Psicologia Nas Organizações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO DE NECESSIDADES DO TRABALHO

A análise de necessidades do ambiente de trabalho é uma etapa primordial para o planejamento e a implementação das intervenções, visando melhorias. Uma vez diagnosticadas as necessidades no trabalho, se faz necessário um planejamento para a organização das idéias e conteúdos, ou seja, identificado “ o que está acontecendo “, passamos a atuar em “ o que deveria de fato acontecer “. Após isso, inicia-se uma fase de implementação, de testes do que foi proposto e gerando resultados positivos para colaborador e empresa, o novo método de trabalho é implantado.

CAMINHOS DA PSICOLOGIA MODERNA

Quando a Psicologia se tornou ciência, 3 escolas principais surgiram. São elas:

• Behaviorismo;

• Psicologia de Gestalt e a teoria de Campo;

• Psicanálise;

Abaixo vamos ver mais detalhadamente cada uma delas.

1) Behaviorismo: Se baseia nos conceito fundamental de estímulo e resposta, ou seja, através da observação e experimentação sistemática e cuidadosa, é possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. O partir dessa escola o homem passa a ser visto como produto do ambiente.

2) Psicologia de Gestalt e a teoria de campo: Se baseia na importância da motivação para o desencadeamento de certos tipos de comportamentos que resultam de um conjunto de fatores( família, trabalho, religião, etc..) que coexistem no ambiente onde esse indivíduo desenvolve essa atividade. Para Lewin, mais importante do que a “realidade” para compreender o comportamento do indivíduo, é a “percepção” que o indivíduo possui da realidade.

3) Psicanálise: Se baseia no estudo do inconsciente da pessoa, seus sonhos, para assim poder descobrir a solução de seus conflitos internos e um melhor auto-conhecimento. Dentro da psicanálise, temos alguns conceitos fundamentais. São eles:

3.1) Princípio do Determinismo Psíquico => Todo ato psíquico possui um sentido, um significado. Para tudo que acontece há uma causa.

3.2) Princípio da transferência afetiva => Há um deslocamento em virtude do qual um objeto qualquer ou um fato neutro adquire uma força atrativa ou repulsiva suficiente para determinar um certo comportamento.

3.3) Princípio da repressão ou censura => O esquecimento, muitas vezes, não é devido as falhas de memória, mas sim ao resultado de uma força inibidora que mantém afastados da consciência, os conteúdos psíquicos que se tornam desagradáveis. Nosso processo psíquico tem uma espécie de censura que reprime tudo quanto não se ajusta as normas que estabelecemos.

3.4) Princípio da divisão da personalidade => Nossa personalidade está dividida em 3 grupos de forças. São elas:

3.4.1) Id => Constitui o reservatório de energia psiquica, é onde se localizam as pulsões de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema incosciente. É regido pelo princípio do prazer (Psiquê que visa apenas o prazer do indivíduo). Id representa a irracionalidade.

3.4.2) Ego => É o sistema que estabelece o equilíbrio entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com